
A pavimentação em concreto da SC-290, entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul, já chegou a 85% do trecho total de 15,63 quilômetros. A obra na Serra do Faxinal está orçada em quase R$ 76 milhões e é executada dentro do cronograma pelo Programa Estrada Boa, o maior projeto rodoviário da história catarinense.
Segurança e desenvolvimento
O governador Jorginho Mello destacou que a iniciativa vai além de infraestrutura:
“Estamos mudando as rodovias catarinenses de patamar, já atingimos 80% de condições ótimas e boas, com muito trabalho desde o começo do nosso mandato. Vamos avançar ainda mais, porque o catarinense merece ter estrada para transitar em segurança e quem produz precisa levar a mercadoria com agilidade e conforto e essa é a intenção do programa Estrada Boa”, resumiu o governador.
O pacote inclui drenagem completa e 16 pontos de contenção de encostas, fundamentais devido ao relevo íngreme da serra.
Desafio das serras catarinenses
O secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, lembrou que as obras em serras exigem técnicas especiais e representam cartões-postais que recebem atenção prioritária do governo:
“Assim como no Corvo Branco e na revitalização da Serra do Rio do Rastro, estamos avançando na Serra do Faxinal. São obras complexas, mas essenciais para transformar a mobilidade e valorizar o turismo da região.”
Obra retomada
Paralisada em gestões anteriores, a obra foi retomada pela atual administração. Segundo o secretário adjunto Ricardo Grando, a expectativa é de entrega já no primeiro semestre do próximo ano:
“Encontramos a Serra do Faxinal paralisada e hoje já passamos de 80% de execução. Essa ligação com o Rio Grande do Sul será estratégica e vai dar uma nova dinâmica ao Extremo Sul.”
Estrada Boa em números
O Programa Estrada Boa soma 100 obras em andamento ou concluídas em todas as regiões de Santa Catarina, com investimentos que ultrapassam R$ 3,5 bilhões. O objetivo é elevar a malha rodoviária estadual a padrões de qualidade e segurança inéditos.
Condições das rodovias
Em 2023, um estudo da Fetrancesc apontava que 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, após os avanços do Estrada Boa, 80% da malha está em condições ótimas ou boas. A meta do Governo é chegar a 100% da malha viária em condições regular a ótima até o final do primeiro semestre de 2026.
O pacote de investimentos é amplo e contempla intervenções e melhorias em rodovias estratégicas. Entre os destaques estão:
• Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
• Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
• Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
• Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
• Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
• Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
• Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.













