CONFIRMADO: FLORIANÓPOLIS VAI IMPLANTAR BRT PARA REVOLUCIONAR MOBILIDADE URBANA

(FOTO-ARQUIVO ND Mais)

Florianópolis está prestes a dar um salto na mobilidade urbana. O município teve aprovado, pelo Ministério das Cidades, um projeto estratégico para a implantação do sistema BRT – Bus Rapid Transit, com recursos assegurados no valor de R$ 159,15 milhões, oriundos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O BRT é um sistema de transporte coletivo de alta eficiência, baseado em faixas exclusivas para ônibus, estações de embarque modernas e maior agilidade no trânsito urbano. Inspirado em modelosMI de sucesso, como Curitiba e Bogotá, o BRT reduz o tempo de deslocamento, melhora a frequência e dá mais conforto aos usuários.

O projeto aprovado contempla os trechos 1 e 2 do BRT na Capital, que ligam o Terminal de Integração da Trindade (TITRI) até o bairro Saco dos Limões, totalizando 5,2 km de extensão, passando pela região da UFSC e do bairro Pantanal. Outra frente será a requalificação da Avenida Mauro Ramos, com 2,67 km de faixa exclusiva, integrando-se à Beira-Mar Norte e reforçando o corredor de transporte coletivo.

Além das faixas exclusivas, serão implantadas:
• 9 estações de embarque e desembarque
• 20 abrigos de ônibus requalificados ou novos

O convênio também prevê um cronograma de execução em três anos. Após a assinatura formal, o projeto será revisado pela empresa contratada, passará por aprovação da Caixa Econômica Federal e, em seguida, será aberto o processo licitatório para início das obras. Essas etapas devem ocorrer ao longo de 6 a 8 meses.

Segundo a Prefeitura, o objetivo é priorizar o transporte coletivo, reduzir os congestionamentos e dar mais qualidade de vida à população. O BRT é um modelo sustentável e eficiente, que trará um novo ritmo ao deslocamento urbano em Florianópolis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome