
Santa Catarina está se destacando como um dos estados mais prósperos do Brasil e de acordo com dados do IBGE divulgados na última sexta feira, o estado possui a menor taxa de desemprego do país, com apenas 3%. Esse percentual é significativamente abaixo da média nacional, que está em 7%.
“Santa Catarina é um estado empreendedor, onde o trabalho e a produtividade são parte da nossa identidade. O Governo do Estado é um parceiro do setor produtivo e incentiva quem impulsiona a economia”, afirma o governador Jorginho Mello.
Com investimentos históricos em infraestrutura, segurança e energia, Santa Catarina está criando as condições ideais para atrair novos investimentos e ampliar a oferta de empregos. O estado é um exemplo de sucesso em termos de emprego e economia, e seu modelo pode ser replicado em outras regiões do país.
Com alta empregabilidade e carteira assinada, Santa Catarina tem a menor participação no Programa Bolsa Família do país, com apenas 4,4% dos domicílios beneficiados. O índice nacional é de 18,7% dentro desse programa.
TRABALHADORES ESTRANGEIROS
Santa Catarina é o segundo estado que mais contratou estrangeiros durante o primeiro trimestre de 2025, conforme o Caged. O estado acumula saldo positivo de 5.429 contratações de trabalhadores de outras nacionalidades, o que representa cerca de 25% dos 21,8 mil estrangeiros contratados em todo o país no mesmo período. Ou seja, a cada quatro estrangeiros contratados no Brasil em 2025, um trabalha em Santa Catarina. O estado ficou à frente de Paraná (5.221) e São Paulo (2.957) e atrás do Rio Grande do Sul (saldo de 5.454).
“Santa Catarina é um estado muito procurado devido ao grande número de oportunidades disponíveis. A economia aquecida, os incentivos ao empreendedorismo e a simplificação do ambiente de negócios são alguns dos nossos atrativos. É por isso que o Sine tem mais de 8 mil vagas de trabalho abertas em todo o estado e realiza seguidos feirões para atrair mão de obra”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Dos 5.429 trabalhadores estrangeiros contratados em Santa Catarina em 2025, são 3.177 venezuelanos, 845 cubanos, 637 haitianos, 297 paraguaios e 262 argentinos. O dado apurado pelo Caged considera apenas aqueles que têm carteira de trabalho assinada. A maior parte desses estrangeiros atua em plantas industriais de fabricação de alimentos, principalmente na cadeia de produção de carnes e outros itens da agropecuária.
JOVENS APRENDIZES
No primeiro trimestre de 2025, Santa Catarina registrou a contratação de 8,8 mil jovens aprendizes, sendo que a maioria tem menos de 18 anos. Este tipo de contratação serve como aprendizado, abrindo as portas do mercado de trabalho para as novas gerações – inclusive para adolescentes que estão cursando o ensino médio.
Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saldo positivo de 8,8 mil jovens contratados como aprendizes em Santa Catarina representa 18,6% do total brasileiro de 47,5 mil contratações. Ou seja, a cada seis jovens atuando como aprendizes no Brasil, um é catarinense. O estado é o segundo que mais abriu vagas no país, atrás apenas de São Paulo (14,6 mil). A maior parte dos aprendizes catarinenses atua na área de serviços administrativos.
“A abertura de vagas para os jovens aprendizes é um diferencial de Santa Catarina porque dá ao adolescente a oportunidade de ganhar experiência no mercado de trabalho desde cedo. Essa é uma cultura que valoriza o trabalho. Assim, o jovem poderá seguir a carreira profissional e sua formação com maior capacidade de aprender e realizar”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.