SERRA DO RIO DO RASTRO: GOVERNO DO ESTADO APRESENTA PROJETO DE CONCESSÃO PARA AMPLIAR TURISMO

A Serra do Rio do Rastro é um importante patrimônio natural e cultural de Santa Catarina, e o projeto de concessão do Complexo Turístico do Mirante é uma iniciativa fundamental para impulsionar o turismo de negócios.

Para melhorar a infraestrutura turística da região serrana catarinense, oferecendo serviços de alta qualidade aos visitantes e impulsionando o desenvolvimento econômico local, o governo do Estado promoveu uma série de reuniões com o setor privado para apresentar o projeto de concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro.
No total, 11 empresas participaram dos encontros presenciais e virtuais promovidos pelas secretarias da Fazenda, de Turismo e da InvestSC, com apoio da consultoria responsável pelos estudos do projeto.

O projeto prevê a concessão onerosa da área para construção, operação, manutenção e exploração sustentável do complexo turístico, que é um dos principais cartões postais do estado. Entre os temas abordados nas reuniões, estiveram questões operacionais, aspectos econômico-financeiros, condições contratuais e os principais custos previstos para a formalização do contrato.

“Reconhecida mundialmente como uma das paisagens mais encantadoras. A Serra do Rio do Rastro é facilmente a estrada mais linda do mundo. Mas a estrutura atual não comporta mais o potencial turístico da região. Por isso nós lançamos a concessão de todo esse espaço. Um mirante gratuito pra contemplar melhor esse paraíso. Anfiteatro, praça, restaurantes temáticos. O que tiver de mais avançado no mundo aqui pra nossa Serra. Um novo equipamento turístico de ponta, sem um centavo de dinheiro público”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

PROJETO DO MIRANTE

A concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro pode trazer vários benefícios para a região, incluindo investimentos em infraestrutura turística, como restaurantes, lojas e serviços de hospedagem, geração de empregos e renda para a população local.

Além de cuidar da administração, operação e manutenção do mirante no prazo de 30 anos, a empresa vencedora da concessão deverá garantir que o empreendimento conte com infraestrutura de lazer, cultural, gastronômica e estacionamento.

O projeto prevê, por exemplo, a construção de um pavilhão principal, com anfiteatro, praça de eventos e lojas, além da instalação de restaurantes temáticos — o acesso ao espaço permanecerá gratuito. Estudos de arquitetura e engenharia também propõem um atrativo que explore melhor a vista a ser contemplada no mirante, como uma ponte de vidro.

Com localização estratégica, o Mirante integra uma das rotas turísticas mais emblemáticas do país, com forte apelo ao ecoturismo e ao turismo de aventura. A proposta da concessão é fortalecer a infraestrutura do mirante, ampliar os serviços aos visitantes e garantir o uso sustentável da área, valorizando suas características ambientais e paisagísticas.

“Essa fase de diálogo com o mercado é essencial para mostrar o potencial do projeto e posicioná-lo como referência de um desenvolvimento estruturado para a Serra catarinense, uma região marcada por paisagens icônicas, riqueza cultural e natureza única. Estamos trabalhando para garantir um processo licitatório atrativo e amplamente concorrido”, observa a diretora de Atração de Investimentos (DIAI) da Secretaria de Estado da Fazenda, Débora Müller.

As propostas para a concessão do Complexo Turístico do Mirante da Serra do Rio do Rastro devem ser entregues até o dia 16 de junho, às 14h, na Secretaria de Estado da Administração, em Florianópolis. Todas as informações, documentos e anexos estão disponíveis para consulta no Portal de Compras do Governo do Estado de Santa Catarina.
A próxima rodada de reuniões com o mercado está prevista para ocorrer ainda neste mês, com reuniões em São Paulo, Florianópolis e por videconferência, e será divulgada no portal do PPI/SC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome