
O programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina, vem mudando a realidade de milhares de estudantes ao garantir acesso ao ensino superior para quem não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades. Além de possibilitar a formação acadêmica, a iniciativa fortalece o desenvolvimento do Estado ao exigir, como contrapartida, a atuação profissional dos formados em áreas de interesse social e beneficiando também a sociedade catarinense
“É um programa que só tem em Santa Catarina e está fazendo a diferença na vida de muitas famílias. Com as contrapartidas, mais um dos objetivos do programa se cumpre, que é beneficiar também a população catarinense com a prestação de serviços de profissionais de diversas áreas que puderam fazer a graduação graças ao Universidade Gratuita”, ressalta o governador Jorginho Mello.
Da dificuldade financeira à conclusão do sonho
A história de João Paulo Flor de Azevedo é um exemplo concreto do impacto do programa. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ele enfrentava dificuldades financeiras durante a graduação e encontrou no Universidade Gratuita a oportunidade de seguir até o final do curso.
“Fui bolsista no último ano da graduação e isso foi fundamental para resolver a parte financeira. Precisei reduzir a grade de matérias por causa dos custos. Se não fosse o programa, eu teria que prolongar ainda mais o curso. Dá um respiro, uma tranquilidade para continuar estudando e concluir a formação”, relata João.
Experiência profissional e retorno à sociedade
Após a formatura, João passou a atuar na área jurídica, cumprindo a contrapartida do programa. Para ele, além de retribuir o investimento do Estado, a experiência prática é essencial para a preparação de quem está entrando no mercado de trabalho.
“É uma excelente oportunidade, porque as atividades são diretamente ligadas ao nosso curso. A gente aprende na prática, atende pessoas, ajuda a resolver problemas reais e contribui com a sociedade. Isso faz toda a diferença para um profissional recém-formado”, afirma.
Números que mostram o alcance do programa
Atualmente, o Universidade Gratuita, em conjunto com o Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), beneficia mais de 57 mil estudantes de instituições comunitárias e privadas em Santa Catarina.
Do total de contemplados:
• 82% cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais;
• 85% conciliam trabalho e estudos para construir um futuro profissional melhor.
Transforma SC: contrapartida que gera impacto social
Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados com apoio do Universidade Gratuita e do Fumdesc estão aptos a cumprir suas contrapartidas por meio do programa Transforma SC. A iniciativa acompanha e organiza essa devolução social, garantindo que o investimento do Estado resulte em benefícios diretos para a população catarinense.
“Sou eternamente grato. Se não fosse o Universidade Gratuita, eu não conseguiria concluir o curso de Direito. A formação abre portas e mudou a minha vida, não só profissionalmente, mas também no aspecto pessoal”, finaliza João.
Inscrições abertas para novos estudantes
As inscrições para novos candidatos ao Universidade Gratuita abrem nesta sexta-feira, dia 16, às 14h, e seguem até 27 de janeiro, às 19h. O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema, utilizando a conta gov.br, e entregar a documentação comprobatória nas instituições de ensino para análise e validação.
A partir do dia 28 de janeiro, os estudantes poderão consultar e imprimir seus cadastros. Caso seja necessário corrigir ou atualizar informações, as alterações poderão ser feitas entre os dias 9 e 11 de fevereiro. Todos os critérios, cronograma e requisitos estão disponíveis no site oficial dos programas.
“O governador Jorginho Mello criou o programa Universidade Gratuita para transformar vidas de estudantes, famílias e também da sociedade catarinense, juntamente com o Fumdesc. E isto já está acontecendo, com 57 mil benefícios concedidos em apenas dois anos. Estudantes, fiquem atentos às datas e aos requisitos para não perder essa grande oportunidade de fazer a graduação”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.













