
O Governo de Santa Catarina se prepara para dar início à terceira edição da Estação Inverno, uma iniciativa estratégica que busca aquecer a economia do estado durante os meses mais frios do ano. O lançamento oficial está marcado para o dia 28 de junho.
Com foco em valorizar o turismo em todas as regiões e estações, a edição 2025 do programa reforça o posicionamento de Santa Catarina como um dos principais destinos de inverno do Brasil. Os roteiros promovidos vão da Serra — famosa pelas paisagens exuberantes e baixas temperaturas — ao Litoral, que oferece cultura, gastronomia e experiências únicas mesmo fora da alta temporada.
O governador Jorginho Mello ressaltou a importância da iniciativa. “Esta é a nossa terceira edição da Estação Inverno e tem sido um sucesso. Santa Catarina tem atrações pro ano inteiro e a mobilização do Estado não pode ser só no verão. É por isso que investimos em infraestrutura em todo o estado, nossa Segurança Pública é presente em todas as regiões e nosso povo está sempre de braços abertos pra receber todo mundo bem, no verão ou no inverno”, destacou.
Com essa nova edição, o Governo do Estado aposta na consolidação de Santa Catarina como referência nacional em turismo também no inverno — reforçando a cadeia produtiva, movimentando o comércio e promovendo as belezas catarinenses o ano inteiro.
SC: ATRAÇÃO INTERNACIONAL
As projeções para este ano são promissoras. Segundo dados da ForwardKeys, via Amadeus, já foram registradas mais de 3 milhões de buscas por viagens a Santa Catarina no período da temporada: são 564.324 buscas internacionais e 2.466.245 nacionais. O Chile lidera entre os estrangeiros interessados, com 90.387 registros, seguido por Estados Unidos (87.527) e Portugal (68.809). O aumento do interesse europeu, impulsionado por voos diretos da TAP e da Copa Airlines (Portugal, Itália e Panamá), abre espaço para ampliar as campanhas promocionais do Estado no exterior.
Outros dados de pesquisa confirmam o crescimento do turismo. A Temporada de Inverno na Serra Catarinense 2024, da Fecomércio SC, apontou aumento no número de visitantes, no gasto médio por turista (R$ 2.673), e maior interesse por ecoturismo, enoturismo e gastronomia regional.
Mais do que turismo, a Estação Inverno envolve uma força-tarefa com participação de diversos órgãos estaduais, como as Forças de Segurança Pública e equipes de infraestrutura, para garantir uma temporada segura e organizada para turistas e moradores.
A movimentação turística já é evidente. A 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, em Lages, que começou em 6 de junho, já registrou mais de 30 mil visitantes nos dois primeiros dias, de acordo com a Polícia Militar. O Governo do Estado espera que esta terceira edição do programa impulsione ainda mais a cadeia econômica do turismo nos próximos meses, consolidando Santa Catarina como referência nacional também no frio.
A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, destacou o potencial catarinense. “Vivemos em um estado com diversas vocações turísticas, da gastronomia à cultura forte. Para diminuir a sazonalidade e divulgar nossas regiões de forma assertiva, a Secretaria de Turismo planeja e divulga as ações por estações. Nosso governador quer que Santa Catarina esteja o ano inteiro no calendário de opções turísticas. O inverno catarinense tem um charme a mais com suas belezas naturais, e já tivemos neve na Serra antes mesmo do inverno. A Estação Inverno 2025 será um sucesso em todos os sentidos”, ressaltou.