A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Consórcio Fênix, inicia nesta segunda-feira, 5 de janeiro, a mudança que estabelece data limite para o aceite do pagamento em dinheiro dentro dos ônibus do transporte público municipal. A medida integra o processo de modernização do sistema e segue o modelo já adotado por capitais como Belo Horizonte, Vitória e Brasília, onde políticas semelhantes começaram a ser implementadas a partir de 2020. .
Modernização do sistema e mais eficiência no transporte
Em Florianópolis, a expectativa é tornar o transporte coletivo mais eficiente, seguro e ágil, alinhando a cidade às práticas adotadas em grandes centros urbanos. Segundo o secretário de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, a mudança não tem o objetivo de dificultar o acesso dos usuários.
“Não há qualquer intenção de dificultar o acesso com a medida, principalmente porque sabemos que dispomos dos meios para que esse público, cada vez menor, consiga realizar uma migração adequada. Temos diferentes opções para a compra de passagem, com destaque para os cartões do Passe Rápido, que são mais práticos e pesam menos no bolso do usuário”, ressalta.
Entre os benefícios dos cartões estão a integração no transporte, que permite realizar todo o itinerário com uma única passagem, além do menor valor da tarifa em comparação ao pagamento em dinheiro.
Uso do dinheiro cai de forma consistente nos últimos anos
A decisão considera a redução gradual do uso do dinheiro no transporte coletivo. Em 2019, o pagamento embarcado em dinheiro representava 23% dos acessos. Em 2025, essa média caiu para menos de 8%, chegando a apenas 5% nos últimos três meses do ano.
Nas bilheterias dos terminais, o comportamento é semelhante: apenas 6% das compras ainda são feitas em dinheiro, evidenciando a migração dos usuários para meios digitais e cartões.
Política tarifária com foco social
O município destaca que a política tarifária tem forte caráter social, priorizando quem mais precisa. Os cartões oferecem benefícios específicos para estudantes, famílias de baixa renda, pessoas com deficiência e idosos.
“Os idosos a partir dos 65 anos têm acesso gratuito, sem a necessidade de apresentação de cartão. Essas pessoas estão sempre no centro das decisões quando falamos de garantia ao acesso”, reforça Hahne.
Dinheiro segue aceito nos terminais de integração
Apesar do fim do pagamento embarcado em dinheiro, todos os terminais de integração continuam permitindo a compra de passagens em dinheiro nas bilheterias:
TICEN, TISAN, TICAN, TITRI, TILAG e TIRIO.
Cartões de Transporte / Passe Rápido: conheça as opções
O sistema oferece diferentes modalidades, adequadas a diversos perfis de usuários:
• Cartão Cidadão (moradores)
• Cartão Estudante (social, com gratuidade, ou normal, com desconto)
• Cartão Turista
• Cartões Especiais (idosos e pessoas com deficiência)
• Cartão Vale-Transporte (empresas e trabalhadores)
Todas as modalidades têm tarifa inferior à passagem paga em dinheiro.
Como emitir e recarregar o cartão
A emissão ou solicitação do cartão pode ser feita presencialmente na sede do Passe Rápido, ao lado do TICEN (Av. Paulo Fontes, 701 – Centro), das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência, além de documentação específica conforme a modalidade.
• Primeira via gratuita
• Emissão do Cartão Cidadão também disponível nas bilheterias dos terminais de bairro
• Informações completas: www.consorciofenix.com.br/passe-rapido
A recarga pode ser realizada:
• Pelo aplicativo Floripa no Ponto
• Nos equipamentos de autoatendimento nos terminais (pagamento via PIX)
• Nas bilheterias dos terminais
Novas formas de pagamento digital
Ponto de Autoatendimento PIX
Permite recarga rápida do cartão aproximando-o do leitor e efetuando o pagamento via PIX. Disponível em todos os terminais e garante tarifa reduzida e integração.
Catraca PIX
O usuário lê um QR Code, paga pelo aplicativo do banco e tem o acesso liberado. Modalidade avulsa, sem direito à integração.
Ticket unitário
Disponível no aplicativo Floripa no Ponto, é indicado para quem estiver sem cartão. Uso único, sem integração, válido por 1 hora após a compra.
Novo Cartão Turista valoriza a identidade da cidade
Para a temporada de verão, o Cartão Turista foi modernizado. Os novos modelos trazem imagens de pontos turísticos e manifestações culturais de Florianópolis e passam a ter venda descentralizada, disponível em todos os terminais e Centros de Atendimento ao Turista.
A mudança amplia o acesso ao cartão e atende à demanda observada ao longo dos principais itinerários dos visitantes.














