TRADIÇÃO E ARTE: FLORIANÓPOLIS CELEBRA O DIA MUNICIPAL DA RENDEIRA E DO RENDEIRO

Programação gratuita valoriza o artesanato local e encerra com desfile de moda inspirado nas rendas da Ilha. (Foto: Cristiano Andujar/PMF)

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Franklin Cascaes, iniciou nesta terça-feira, uma programação especial em comemoração ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro.

O objetivo é valorizar e incentivar a tradição da renda de bilro, símbolo do artesanato e da identidade cultural da capital catarinense.

Atividades até o dia 29

As ações gratuitas seguem até terça-feira, dia 29, com oficinas, contação de histórias, exposições, apresentações culturais e até um desfile de moda.

A programação busca envolver tanto o público local quanto visitantes interessados em conhecer a arte que atravessa gerações nas comunidades da Ilha.

Roda de Rendeiras marca o início da programação

A abertura aconteceu no Largo da Alfândega, com uma Roda de Rendeiras e Ratoeiras e o Ato Simbólico do Programa Artesanato SC Ouro, reunindo artesãos e artesãs de diferentes bairros de Florianópolis.

Durante o evento, houve ainda oficinas de customização, exposições de peças, apresentações culturais, inscrições de carteiras de artesanato e doações de rendas para campanhas sociais.

Desfile “Trama Viva do Território” encerra as celebrações

O ponto alto da programação será o desfile de moda “Trama Viva do Território”, marcado para quarta-feira (29), às 16h, no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (antigo Clube Doze de Agosto).

As peças apresentadas foram criadas por rendeiras e rendeiros de várias regiões da Ilha, com curadoria do Atelier Mônica Vieira Floripa.

Serão exibidos 14 looks femininos, 3 infantis e 4 masculinos, todos inspirados na renda de bilro e na cultura açoriana.

Cultura viva

A programação reforça o compromisso da Prefeitura de Florianópolis em preservar e promover o patrimônio imaterial da cidade, garantindo que o ofício das rendeiras continue vivo e valorizado entre as novas gerações

Confira a programação completa:

Quarta-feira, 22 de outubro

14h – Escola B M Darcy Ribeiro, Rio Vermelho

– Rendando pelo Bairro – programa intergeracional com as rendeiras do Centro Cultural do Rio Vermelho

Quinta-feira, 23 de outubro

13h às 17h – Centro Cultural do Continente Franklin Cascaes, Coqueiros

– Bilros e Tradição – As Rendeiras do Continente têm histórias para contar

Sexta-feira, 24 de outubro

14h – Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição

– Oficina de customização com renda

Inscrições pelo email: [email protected]

Quarta-feira, 29 de outubro

16h – Centro Multiuso da Pessoa Idosa, Centro

– Desfile de Moda “Trama Viva do Território”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome