
Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil, apenas 2,2%, representando o mais baixo percentual da série histórica, segundo o IBGE. O resultado reflete o momento positivo da economia estadual, com crescimento da produção e alta na geração de empregos.
Feirões para aproximar trabalhadores e empresas
Em 2025, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), ligado à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos), já realizou mais de 20 feirões de emprego em diferentes regiões do estado.
As ações visam atender a demanda do setor produtivo e criar oportunidades rápidas de contratação.
“O Governo do Estado tem investido em feirões para aproximar empregadores e empregados. Como a demanda é alta, ações robustas são necessárias”, destacou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Quase 10 mil vagas abertas em todo o estado
Atualmente, o Sine dispõe de cerca de 10 mil vagas em aberto.
Somente nas cidades de Florianópolis, São José, Tubarão, Laguna, Joinville, Joaçaba, Curitibanos e outras, os eventos atenderam 3,5 mil pessoas e geraram 9 mil encaminhamentos de trabalhadores.
Entrevistas e contratações no próprio local
Um dos diferenciais dos feirões é permitir que as empresas realizem entrevistas presenciais no local, agilizando contratações.
Os eventos são organizados em locais de fácil acesso, com atendimento estendido até aos sábados, além do Sine Móvel, um ônibus adaptado que leva serviços para praças e espaços públicos.
Parcerias ampliam alcance das oportunidades
As ações contam com apoio de prefeituras, CDLs, entidades de classe, Tribunal de Justiça, CIEE e organizações sociais, o que fortalece a diversidade de vagas oferecidas.
“O Sine está presente de ponta a ponta em Santa Catarina. Nosso compromisso é seguir ampliando o alcance, fortalecendo empresas e garantindo renda para as famílias”, reforçou Dreveck.