“SEU GETÚLIO”:CRIANÇAS CONHECEM O RANCHO DE PESCA HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS

O rancho do "Seu Getúlio", construído em 1951, serve como base para pescadores da região e como centro de iniciativas sociais, culturais e educativas, a exemplo de aulas de música e projetos com crianças na praia do Campeche.

Trinta crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) do bairro Campeche, em Florianópolis, visitaram hoje o Rancho do “Seu Getúlio” localizado na praia em  que estudam. Não distante do Neim, as crianças e professores caminharam até o local. Conforme a diretora do Núcleo de Educação Infantil, Laís da Costa Inácio, a ideia era proporcionar aos pequenos, de quatro e cinco anos, um momento de interação e aprendizagem em relação à pesca artesanal e ao meio ambiente.

O rancho, construído em 1951, serve como base para pescadores da região e como centro de iniciativas sociais, culturais e educativas, a exemplo de aulas de música e projetos com crianças.

Os pequenos, acompanhados dos professores Luana, Carla, Rodrigo, Geisa, Bruna, e da monitora Aline, foram recepcionados pelo administrador do rancho, Ivanir Aroldo Faustino. Por intermédio do projeto Compartilhando Saberes, ele conversou com o grupo sobre a pesca em pequena escala, realizada por comunidades tradicionais e mão de obra familiar com a utilização de equipamentos pouco sofisticados.

Ivanir também conversou a respeito do lixo descartado no mar pelos seres humanos, que muitas vezes é confundido com alimento e ingerido pelos peixes, resultando na morte desses animais aquáticos.

Além disso, as crianças conheceram as três canoas do rancho: a Glória, Glorinha e a Zé Perri, feitas com tronco de garapuvu, árvore símbolo de Florianópolis. A mais antiga é a Glória, feita pelo Seu Deca, pai de Getúlio, e que batizou a embarcação em homenagem a uma filha. A centenária Glória tinha como mestre Getúlio, que dominava as técnicas de remada e manuseio da canoa.

Getúlio Manoel Inácio era militar da reserva da Aeronáutica, pescador e músico. Faleceu no dia 31 de janeiro de 2018, aos 66 anos. Ele foi o fundador da Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche e um dos idealizadores da Missa Campal, realizada todos os anos, desde 2004, na abertura da safra da tainha.

Familiares e comunidade do Campeche criaram o IGMI, Instituto Getúlio Manoel Inácio, que visa valorizar e difundir conhecimentos e práticas dos pescadores artesanais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome