
O senador Esperidião Amin (PP-SC) cumpre agenda oficial no Japão em missão institucional do Senado Federal, organizada pelo Governo Japonês. A viagem reúne os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Sérgio Moro (União-PR), com o objetivo de fortalecer o diálogo político e ampliar parcerias estratégicas entre os dois países.
Nesta segunda-feira (26), a comitiva participou de uma reunião com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), ocasião em que foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas pela agência e discutidas possibilidades de cooperação em diferentes áreas.
Santa Catarina como referência em cooperação internacional
Durante o encontro, Esperidião Amin destacou o potencial de ampliação das parcerias, especialmente com reflexos diretos para Santa Catarina, que já mantém cooperações consolidadas com o Japão.
Estamos projetando vivas possibilidades de parceria nos mais variados setores da economia. Santa Catarina, por exemplo, tem vários acordos, especialmente no agronegócio e na área de Defesa Civil, ressaltou o senador.
Diálogo parlamentar e fortalecimento institucional
Outro compromisso da agenda foi a visita à Câmara dos Conselheiros, equivalente ao Senado Federal brasileiro. No encontro, os parlamentares reforçaram a importância do intercâmbio institucional e do fortalecimento das relações diplomáticas e legislativas entre Brasil e Japão.
Tivemos a oportunidade de reforçar aquilo que desejamos e almejamos: estreitar os laços e manter boas relações entre Brasil e Japão, no nosso esforço parlamentar, afirmou Amin.
Retorno ao Brasil
A missão oficial se encerra no domingo, dia 1º de fevereiro. As atividades legislativas no Senado Federal serão retomadas na terça-feira, dia 3.













