
O Governo de Santa Catarina está modernizando a SC-305, rodovia estratégica que liga São Lourenço do Oeste a Campo Erê, considerada uma das mais importantes do Extremo Oeste. A obra, aguardada há mais de quatro décadas, recebe investimento de R$ 120 milhões e aplica soluções inovadoras para assegurar qualidade, segurança e durabilidade.
Avanço para o Extremo Oeste
Para o governador Jorginho Mello, a revitalização é um marco para a região:
“Estamos investindo forte na malha viária de Santa Catarina. A SC-305 é uma obra aguardada há mais de quatro décadas e que agora vai sair do papel. Ela vai garantir mais segurança para quem trafega e criar condições adequadas para o desenvolvimento econômico, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e industrial e impulsionando a integração regional. Essa rodovia é uma ligação estratégica com o Paraná e a revitalização representa muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento, segurança e um avanço histórico para o Extremo Oeste catarinense”, disse o governador.
Concreto de última geração
No canteiro, duas usinas de concreto foram montadas exclusivamente para a obra. O processo utiliza pavimentadora semi-robótica, aumentando a eficiência e a precisão.
“O pavimento de concreto é uma escolha estratégica, especialmente para rodovias com tráfego intenso e carga pesada. Ele apresenta maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e garante mais segurança aos motoristas no local” avaliou o secretário adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Projeto completo
A revitalização abrange 28 km de rodovia, com:
• 11,1 km de terceiras faixas;
• acostamento em toda a extensão;
• calçadas no perímetro urbano de Presidente Juscelino e Três Voltas;
• três interseções para maior segurança;
• reforço no sistema de drenagem com substituição de bueiros.
Programa Estrada Boa: 100 obras em SC
A SC-305 integra o programa Estrada Boa, o maior projeto rodoviário da história catarinense, que já soma mais de 100 obras em todas as regiões e investimentos superiores a R$ 3,5 bilhões.
Entre as inovações, destacam-se o reaproveitamento de material da própria rodovia, asfaltos com polímeros, borracha reciclada de pneus, drenagem avançada, iluminação LED e até uso de EPS (isopor) em aterros.
Melhoria histórica da malha viária
Em 2023, 73% das rodovias estaduais eram classificadas como ruins ou péssimas. Hoje, após os avanços do programa, 80% já estão em condições boas ou ótimas. A meta é alcançar 100% em padrão regular a ótimo até junho de 2026.
Obras estratégicas em todo o Estado
O pacote de investimentos contempla diversas regiões:
. Litoral – Triplicação da SC-401, no Norte da Ilha, a rodovia estadual mais movimentada do Estado, com R$ 73 milhões em investimentos. Também está dentro do programa a obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um marco turístico e cultural de Florianópolis;
• Norte – Restauração da SC-477 (Canoinhas – Monte Castelo) e duplicação da SC-108 (Guaramirim – Massaranduba), juntas somando quase R$ 300 milhões em investimentos;
• Vale do Itajaí – O novo trevo de acesso em Itajaí, na interseção da SC-486 com a BR-101, e a pavimentação da SC-281 entre Ituporanga e Atalanta;
• Planalto Serrano – Pavimentação da SC-370, incluindo o emblemático trecho da Serra do Corvo Branco, e a ligação entre Rio Rufino e Urubici;
• Sul – Acesso ao Rio Grande do Sul pela SC-290 (Serra do Faxinal) e os contornos viários de Criciúma e Cocal do Sul, ambos com investimentos acima de R$ 250 milhões somados;
• Meio-Oeste – Restauração da SC-120 entre Curitibanos e Lebon Régis; além de obras na SC-452 ligando Fraiburgo a BR-470, conectando cidades com forte produção agrícola;
• Oeste e Extremo Oeste – Melhorias na SC-283 no corredor de Chapecó a Concórdia, passando pelas cidades de Arvoredo, Seara e Arabutã; pavimentação da SC-350 (Abelardo Luz – Passos Maia); além da ampliação e restauração em pavimento de concreto da SC-305 e da SC-160, que juntas recebem mais de R$ 250 milhões.