SAÚDE EM OBRAS: APÓS QUASE 18 ANOS, EMERGÊNCIA DA MATERNIDADE CARMELA DUTRA É REFORMADA PELO GOVERNO DO ESTADO

Antes e depois: As imagens internas mostram a transformação da Emergência da Maternidade Carmela Dutra, que passou por reforma completa após 18 anos, com ampliação de consultórios, modernização da estrutura e melhoria das condições de atendimento às pacientes. (Foto: Jonatã Rocha/SecomGOVSC)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inaugurou, nesta quarta-feira, a reforma e ampliação da Emergência da Maternidade Carmela Dutra (MCD), em Florianópolis. A obra marca a primeira intervenção estrutural no setor em cerca de 18 anos e integra o conjunto de investimentos do Governo de Santa Catarina para a qualificação da rede pública de saúde.

Nos últimos anos, o Estado destinou mais de R$ 500 mil em melhorias na unidade, referência no atendimento à saúde da mulher em Santa Catarina.

Estrutura renovada e atendimento ampliado

As obras contemplaram a aplicação de manta vinílica, correções nas redes elétrica e hidrossanitária, pintura geral, substituição de portas e a correção de infiltrações. Com a ampliação, a Emergência passou de três para quatro consultórios exclusivos, além da implantação de uma sala específica para discussão de casos clínicos.

O novo layout representa um aumento superior a 30% na capacidade de atendimento, proporcionando mais agilidade, conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

“Desde 2023, estamos qualificando as estruturas de saúde, com novas obras e a recuperação de espaços existentes, como a Maternidade Carmela Dutra, referência histórica em Florianópolis e em Santa Catarina. São melhorias executadas com planejamento e parceria, que garantem um ambiente mais acolhedor e promovem uma saúde de maior qualidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Atendimento 24 horas e referência no cuidado à mulher

A Emergência da Maternidade Carmela Dutra funciona 24 horas por dia e realiza, em média, 2,3 mil atendimentos mensais. A unidade é especializada no cuidado à saúde da mulher, com foco em intercorrências obstétricas, gestações de alto risco e no atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica.

A equipe é formada por médicos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, com qualificação técnica para avaliação e condução dos casos, garantindo um serviço reconhecido como referência estadual.

“A última reforma foi em 2008, e é gratificante ver o compromisso do Estado em melhorar a saúde. A ampliação traz mais agilidade e conforto tanto para as mulheres quanto para os profissionais”, ressaltou o diretor da MCD, Gilberto Seemann.

“Como hospital especializado, somos destaque no cuidado e na formação médica, unindo alta demanda, excelência assistencial e ensino baseado nas diretrizes mais atuais”, afirmou a chefe do serviço de Emergência, Dra. Cássia Elena Soares.

Melhorias contínuas em toda a maternidade

Além da Emergência, o Setor de Ultrassonografia, em funcionamento desde outubro do ano passado, também passou por recuperação estrutural, atualização das redes elétrica e lógica e readequação dos ambientes.

Nos últimos anos, o Governo do Estado executou diversas melhorias na Maternidade Carmela Dutra, incluindo:

• Revitalização do Centro Obstétrico
• Recuperação da UTI Neonatal, com nova rede de gases
• Implantação de uma nova sala de espera
• Reestruturação do Banco de Leite e do Lactário
• Criação do Recanto das Mamães
• Reforma da Unidade de Internação – Posto 2
• Construção de um abrigo de resíduos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome