
São Francisco do Sul será a capital simbólica de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 11. Para marcar a data o governador Jorginho Mello estará no município para uma série de atos do Governo do Estado.
A transferência figurativa da Capital do Estado para São Francisco do Sul vem desde 2010, quando a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de autoria do então deputado Jorginho Mello, hoje governador, estabelecendo que em todo dia 11 de agosto, São Francisco do Sul seja sede da Administração Estadual.
A data faz alusão à criação da Capitania de Santa Catarina no ano de 1738, ressaltando a importância histórica da terceira localidade mais antiga do Brasil.
O governo será instalado às 10 horas e o governador Jorginho Mello vai presidir uma série de atos administrativos, dentre eles, a assinatura de contrato para obra da Celesc; inauguração da reforma da Delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Sul; inauguração de quadra poliesportiva na escola Professora Claurinice Vieira Caldeira; e a promoção de oficiais e praças da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Durante a agenda de trabalho no Norte do estado, o governador, ao lado de outras autoridades, também será agraciado com o título de Cidadão Honorário do município.