O governador Jorginho Mello anunciou nesta segunda-feira a instalação de um novo porto em Itapoá, que será o oitavo terminal marítimo de Santa Catarina. O empreendimento será construído pela cooperativa paranaense Coamo, que vai investir R$ 3 bilhões em uma área de 43 hectares.
O projeto prevê três berços de atracação e capacidade inicial para movimentar 11 milhões de toneladas anuais. A expectativa é que o porto comece a operar no início de 2030, reforçando a posição catarinense como destaque nacional no setor portuário.
Durante o anúncio, Jorginho Mello destacou o impacto estratégico do investimento:
“Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Nós somos o campeão do Brasil. Isso para Santa Catarina é música. É por isso que eu digo que vale a pena a gente trabalhar muito e sério, que os resultados acontecem. É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que nós vamos dragar lá em São Francisco. Isso é um corredor de importação e principalmente de exportação. É uma conquista maiúscula de Santa Catarina”, afirmou o governador.
A Coamo já opera no Porto de Paranaguá, no Paraná, mas sofre com frequentes filas para escoar a produção de grãos como soja, milho e trigo, fruto do trabalho de 32 mil cooperados. O presidente executivo da cooperativa, Airton Galinari, revelou que o ambiente de negócios de Santa Catarina foi fundamental para a escolha do local para a instalação do novo espaço que vai contar com terminais de GLP, granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes. Ele destacou as iniciativas do Governo do Estado, como o aumento da profundidade da Baía da Babitonga e as duplicações da SC-416 e SC-417.
SANTA CATARINA: EXPANSÃO DA PRODUÇÃO
“Esse é um sonho dos nossos produtores. Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. É o maior exportador do Paraná já, é a maior empresa do Paraná também. E sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que realmente a gente não consegue fazer. Aqui já é um projeto diferente, é um projeto que nós estamos trabalhando já há quase 10 anos. E os projetos que estão em andamento em SC de duplicação das rodovias já daria essa malha de atendimento, que é fundamental para que a gente possa ter esse escoamento, já que esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia. Então isso nos motiva realmente a escolher Itapoá para esse grande investimento”, explicou o executivo Airton Galinari.
A previsão é de que sejam contratados 2 mil trabalhadores para as obras e que a operação do porto quando pronto gere 1.000 vagas de emprego. O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, argumenta que a novidade é resultado da vocação catarinense para a logística.
“O impacto é muito significativo, Santa Catarina já era o único estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que Santa Catarina vai ter oito portos, porque o sétimo porto catarinense já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina, o TGSC. E para nossa alegria agora vem a Coamo, maior cooperativa do Brasil, uma cooperativa que que fatura mais de R$ 30 bilhões, que tem muita força no comércio exterior que só no ano passado a balança de exportação foi US$1,9 bilhão, e que traz para Santa Catarina um empreendimento privado que vai gerar 2.000 empregos durante as obras. E que vai gerar mil empregos diretos quando estiver em funcionamento. Isso é muito significativo e prova que a vocação de Santa Catarina para a logística é, sem dúvida alguma, uma situação ímpar em todo o Brasil”, disse o secretário