SANTA CATARINA SERÁ CENÁRIO DE SUPERPRODUÇÃO PORTUGUESA EXIBIDA EM MAIS DE 20 PAÍSES

Novela “Terra Forte”, da TVI, estreia no dia 20 de outubro e promete impulsionar o turismo internacional no Estado. (Foto: Roberto Zacarias/SECOM GOVSC)

Santa Catarina se prepara para uma vitrine internacional inédita com a estreia da nova novela da emissora portuguesa TVI, “Terra Forte”. Com cenas gravadas nos deslumbrantes cenários catarinenses, a produção vai apresentar a cultura, as paisagens e o potencial turístico do Estado para milhões de telespectadores em Portugal e no mundo, por meio do serviço de streaming Prime Video.

A estreia está marcada para o dia 20 de outubro e foi anunciada em um evento de lançamento realizado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis.

Parceria estratégica para promover Santa Catarina no exterior

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), a Fundação Cultural Badesc e a TVI.
O objetivo é fortalecer a imagem de Santa Catarina como destino internacional, consolidando o Estado como 3º maior receptor de turistas estrangeiros do país — um número que segue em expansão.

“É mais um salto que nosso estado terá no número de turistas estrangeiros que vêm conhecer nossas belezas únicas. Vêm a primeira vez porque viram na novela, acabam vindo mais duas, três vezes. E aí eu não tenho dúvida que muitos portugueses vão querer se mudar para cá e virar catarinenses também. Quem conhece Santa Catarina se apaixona”, disse o governador Jorginho Mello no lançamento na novela no Brasil e completou: “Já devemos fechar 2025 com um aumento de 700% no número de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina“.

Uma história que une Açores e Santa Catarina

A trama central de “Terra Forte” narra uma história de amor e superação que conecta os Açores, em Portugal, à Santa Catarina, destacando a saga de uma família que prospera com a criação de cavalos em terras catarinenses.
Gravada tanto em Florianópolis quanto nos Açores, a produção associa a imagem de Santa Catarina a valores de força, resiliência e beleza natural.

“Estamos diante de uma oportunidade única de mostrar ao mundo o que Santa Catarina tem de melhor. A teledramaturgia tem um poder imenso de criar desejo e inspirar viagens. Ao exibir nossas paisagens, nossa cultura e nosso estilo de vida para uma audiência tão vasta e qualificada, ‘Terra Forte’ se torna uma das mais importantes ferramentas de promoção turística do estado nos últimos anos”, afirma a Secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif.

A secretária avalia que a escolha de Santa Catarina como cenário principal no núcleo brasileiro da novela é um reconhecimento da diversidade e da beleza única de nossas paisagens, que vão da serra ao mar, passando por vales e cidades de charme europeu. A expectativa é que, a partir do início da exibição, haja um aumento significativo no interesse de turistas portugueses e de outras nacionalidades em conhecer os locais onde a história se desenrola.

Protagonizada por grandes estrelas da teledramaturgia portuguesa, a novela tem todos os ingredientes para ser um sucesso, e Florianópolis será o pano de fundo que certamente encantará os telespectadores.

Florianópolis como pano de fundo da ficção

A autora Maria João Costa, vencedora do Emmy Internacional, destacou que esta é a primeira novela da TVI ambientada majoritariamente fora de Portugal.
“Além das gravações realizadas aqui, nossos estúdios em Portugal eram representando Florianópolis. Praticamente toda a ação se passa em Santa Catarina”, explica a autora.

Participaram do lançamento a vice-governadora, Marilisa Boehm, o CEO da Media Capital, grupo que detém o canal TVI, Pedro Morais Leitão, o Diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz, e os atores João Catarré, José Fidalgo, Sofia Nicholson e Camila Ribau. O evento também reuniu diversas outras autoridades catarinenses, como o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, e a presidente da Fundação Cultural Badesc, Camila Steckert, apoiadores do projeto, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o fundador do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos, deputados estaduais, secretários de Estado, entre outros.

Set-jetting: quando o turismo segue as câmeras

O fenômeno conhecido como “set-jetting” — o turismo motivado por locações de filmes e novelas — tem transformado destinos em todo o mundo.
A própria TVI já colheu resultados expressivos com a novela “Cacau”, gravada na Bahia, que impulsionou o turismo europeu em Itacaré e gerou o melhor verão da história local em 2025.

No Brasil, o efeito também se repete:
Após “Império”, as buscas pelo Monte Roraima aumentaram em 500%;
Durante “Segundo Sol”, a procura por Salvador cresceu 112%.

Com “Terra Forte”, a expectativa é que Santa Catarina experimente o mesmo fenômeno.

A trama: drama, mistério e reencontros

Terra Forte acompanha Flor (Benedita Pereira), uma mulher dada como morta após uma tentativa de homicídio em alto-mar. Duas décadas depois, ela retorna ao Brasil para buscar justiça e se reencontra com Sammy (José Fidalgo), seu amor do passado, agora casado com Maria de Fátima (Rita Pereira), antiga amiga de infância.

Em Florianópolis, Flor se depara com segredos familiares e disputas por herança, descobrindo que sua rival assumiu uma nova identidade e controla o patrimônio da família.
A história, que se desenvolve entre os Açores e a capital catarinense, envolve três gerações e explora temas como perdão, verdade e pertencimento.

Expectativa alta e projeção internacional

Com locações em praias, fazendas e pontos turísticos icônicos, “Terra Forte” promete transformar Santa Catarina em cenário de desejo para turistas de todo o mundo.
A TVI promove a estreia com entusiasmo em suas redes:

“Uma história de amores e desafios que atravessam gerações. Uma novela que promete não deixar ninguém indiferente. ‘Terra Forte’ estreia dia 20 de outubro, na TVI.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome