
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) está mobilizando mais de 35 mil professores da rede estadual para uma série de formações simultâneas em todas as regiões catarinenses, durante a Semana Pedagógica, iniciada nesta segunda-feira, 21. A programação antecede o recesso escolar e tem como foco o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da troca de experiências, atualização de metodologias e incentivo à prática colaborativa entre os educadores.
A iniciativa é promovida pelas Coordenadorias Regionais de Educação e envolve atividades presenciais e externas que incentivam a integração e a inovação pedagógica.
“O objetivo é garantir que os professores retornem do recessoescolar em 4 de agosto com novas estratégias e motivação para elevar ainda mais a qualidade do ensino em sala de aula”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta. “Temos recebido ótimos feedbacks das equipes pedagógicas, o que mostra o impacto positivo dessas ações.”
Em Florianópolis, por exemplo, a EEB Júlio da Costa Neves foi palco de trocas de boas práticas nesta terça-feira, 22. Pela manhã, os educadores participaram de debates internos sobre experiências aplicadas nas salas de aula. À tarde, o grupo realizou uma visita técnica a um museu da região, atividade que conectou a prática pedagógica a vivências culturais.
“Esse momento é essencial para alinharmos o que está funcionando e buscarmos, juntos, soluções para os desafios diários em sala”, afirmou a professora Gabriela de Oliveira Araújo. “É uma oportunidade real de crescimento coletivo.”
A Semana Pedagógica faz parte do programa Qualifica SC, que tem como foco a qualificação do processo educacional em todo o estado. A iniciativa inclui ações contínuas, como os simulados de avaliação da aprendizagem, já aplicados a mais de 128 mil alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, com o intuito de medir o desempenho escolar e direcionar ações de melhoria.