SANTA CATARINA LIDERA ABERTURA DE CERVEJARIAS NO PAÍS E JÁ SOMA 250 FÁBRICAS

Estado ganhou 25 novos estabelecimentos em 2024, o que representa um aumento de 11,1%. Santa Catarina é o terceiro estado com mais cervejarias no país. (Foto: Thiago Kaue / SECOM)

Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais abriu cervejarias em 2024, segundo o Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Foram 25 novos estabelecimentos, um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior. O número equivale a quase um quarto do total nacional, já que o Brasil registrou 102 novas cervejarias no período.

Com isso, o estado chegou a 250 fábricas e ocupa o 3º lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349).

Além disso, SC aumentou a participação no todo nacional e agora representa 12,8% entre as 1.949 cervejarias do país.

Cultura, turismo e negócios

Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o desempenho do setor vai além da economia:

“A cerveja e o chope são produtos muito tradicionais de Santa Catarina, ligados à nossa cultura e às festas típicas. Também estão relacionados ao turismo e à geração de empregos. A liderança nacional na abertura de cervejarias mostra, mais uma vez, a potência empreendedora que é Santa Catarina”, destacou.

Presença nas cidades

O levantamento mostra que, em 2024, 790 municípios brasileiros tinham pelo menos uma cervejaria registrada, o que corresponde a 14% das cidades do país.
Em Santa Catarina, a representatividade é ainda maior: 104 municípios contam com estabelecimentos do setor, o equivalente a 35% das cidades catarinenses.

Três municípios do estado figuram no top 20 nacional:
• Blumenau – 18 cervejarias (12ª posição)
• Joinville – 12 cervejarias (17ª posição)
• Florianópolis – 11 cervejarias (18ª posição)

No topo da lista estão São Paulo (66), Porto Alegre (43) e Curitiba (29).

Produção artesanal ganha força

Segundo Dreveck, além do polo tradicional de Blumenau, há uma produção descentralizada e crescente em todo o estado, com destaque para as microcervejarias artesanais:

“O crescimento no número de estabelecimentos mostra que o setor está no caminho certo, com geração de empregos e oportunidades de negócios”, avaliou.

SC é vice-líder em cervejarias por habitante

Outro destaque é a relação entre fábricas e população. Santa Catarina tem uma cervejaria a cada 32,2 mil habitantes, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (1 para cada 32,1 mil).
A média brasileira é bem mais distante: 1 para cada 109 mil habitantes.

Caso de sucesso: Cervejaria Kairós

Entre as empresas catarinenses está a Cervejaria Kairós, que abastece a Grande Florianópolis e produz cerca de 15 tipos diferentes de cervejas, distribuídas em garrafas e barris.

Para o mestre cervejeiro Adriano Sachweh, o ambiente econômico do estado é determinante para o setor:

“Qualquer ambiente com segurança jurídica e estabilidade econômica favorece a inovação. Você não está só abrindo uma empresa, mas entregando algo a mais para o mercado. Esse cenário dá confiança para investir, buscar parceiros e conquistar clientes que valorizam produtos inovadores”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome