A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu Alerta Vermelho para frio extremo em todas as regiões do estado. Assim como ocorreu na tarde de hoje, a partir de amanhã, o avanço de uma intensa massa de ar polar sobre o Sul do Brasil vai provocar uma brusca queda nas temperaturas, com risco elevado de hipotermia, geada generalizada e até precipitação invernal, como neve e chuva congelada nas áreas mais altas.
As temperaturas mínimas devem ficar abaixo de 0°C no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, podendo chegar a -5°C nas regiões de maior altitude. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, os termômetros devem registrar entre 4°C e 10°C. As madrugadas de terça (25) e quarta-feira (26) prometem ser as mais geladas do ano até agora.
Entre a noite de segunda e a manhã de terça, há pequena chance de precipitação invernal, especialmente em pontos elevados do estado. A combinação entre umidade da frente fria e o ar polar cria condições favoráveis à ocorrência de neve ou chuva congelada.
CICLONE EXTRAORDINÁRIO
O frio chega acompanhado de ventos fortes no Litoral, causados pela atuação de um ciclone extratropical em alto-mar. As rajadas de vento sul devem intensificar-se entre segunda e terça-feira, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros, elevando o risco para atividades náuticas, pesca e navegação.
A previsão de geada intensa e abrangente nas madrugadas de terça e quarta deve impactar diretamente culturas agrícolas, além de oferecer riscos à saúde pública (agravamento de doenças respiratórias e desconforto térmico) e às estradas, com chance de congelamento de pistas.
A Defesa Civil reforça a importância de proteger pessoas em situação de vulnerabilidade, animais e residências, além do uso correto de aquecedores. A recomendação é evitar exposição prolongada ao frio e redobrar atenção no trânsito e nas atividades ao ar livre.
Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros). Para receber alertas meteorológicos diretamente no celular, envie seu CEP por SMS para 40199.