
Nesta semana, os estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais de Santa Catarina, estão participando das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Os resultados servirão de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no país.
Para incentivar a participação dos alunos e mobilizar as comunidades escolares, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), criou o Prêmio Reconhecer.
A iniciativa vai premiar 85 escolas com melhor desempenho no Ideb, com investimentos que somam R$ 1,2 milhão.
“Esta é mais uma ação capitaneada pelo nosso governador Jorginho Mello em prol da educação catarinense. Com certeza, será uma motivação a mais para que toda a comunidade escolar esteja mais envolvida com o Ideb e tenhamos o resultado que Santa Catarina merece. Com o Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério, realizamos diversas iniciativas neste sentido para promover uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Três categorias de premiação
A premiação será dividida em três segmentos:
– Anos iniciais do ensino fundamental
– Anos finais do ensino fundamental
– Ensino médio
Dentro de cada segmento, as escolas serão reconhecidas em três grupos:
– Escolas Destaque
– Evolução de Desempenho
– Reconhecimento de Participação
Serão considerados os resultados do Ideb de 2023 e 2025, valorizando tanto o desempenho quanto a evolução ao longo do tempo.
Recursos aplicados conforme a necessidade
Os valores destinados às escolas premiadas poderão ser investidos em ações pedagógicas, infraestrutura escolar, tecnologia educacional e projetos de protagonismo estudantil, considerando a necessidade da unidade. Cada uma deve planejar e direcionar os recursos de acordo com suas demandas prioritárias, fortalecendo o compromisso coletivo com a qualidade da educação e ampliando o impacto transformador da premiação no cotidiano escolar.
Preparação e diagnóstico da aprendizagem
Vale destacar que, ao longo do segundo semestre, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou três simulados para que os alunos chegassem mais preparados para as provas, focando na familiarização de mais de 128 mil estudantes com o formato, tempo de execução e tipos de questões. Além disso, foi possível diagnosticar a situação da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto aquelas que necessitavam de aprimoramento.
O que é o SAEB?
O SAEB avalia os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação é realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados e municípios, a cada dois anos e permite um diagnóstico da educação básica. As médias dos resultados da prova são utilizadas para o cálculo do Ideb.













