
Em sua 23ª edição, a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, lança na segunda-feira, a Fenaostra 2025, um festival que reúne gastronomia, tecnologia, economia e cultura, tendo como destaque a produção de ostras, que já alcança a marca em produção de 600 mil dúzias anuais. No evento, no vão central do Mercado Público, às 11,30 horas, vai ter a demonstração culinária com pratos à base de ostras, com a apresentação e coroação da corte imperial da Fenaostra.
A festa, que acontecerá entre os dias 16 a 27 de julho, no CentroSul, organizada pela Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o setor privado, terá uma variedade de pratos da gastronomia tradicional, shows nacionais e ambientação típica açoriana. Durante 12 dias, os visitantes poderão desfrutar de uma programação diversificada, que inclui cursos, concursos, workshops, seminários, feiras de produtos e serviços, jornadas de negócios e um amplo salão de gastronomia.
Alguns shows já foram confirmados, como: Dazaranha, Camerata, Senti Firmeza, Swing Maneiro e música ao vivo com voz e violão todos os dias de festa. Além disso, a Fenaostra contará com atrações artísticas que mostram o melhor da música, teatro, dança e folclore regionais. Haverá também feira de artesanato, que destaca o talento de artesãos locais, e área kids, que garante diversão segura para os pequenos.
A Festa Nacional da Ostra é impulsionador da economia local, gerando impactos diretos no consumo e produção de ostras. Florianópolis é líder na produção de ostras no Brasil, com uma produção anual de 1,5 milhão de toneladas, correspondendo a 80% da produção nacional.
“A Fenaostra é muito importante para Florianópolis, cidade que orgulhosamente carrega o título de Cidade Criativa da Gastronomia Unesco desde 2014. Esse reconhecimento internacional reconhece nossa rica cultura gastronômica”, explica Juliano Richter Pires, secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação.