
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã desta terça-feira, o 2º Café Cidadania, no Clube Caça e Tiro.
O evento marcou um avanço nas ações de cidadania fiscal do município com duas grandes conquistas: o recebimento de quase R$ 500 mil em produtos doados pela Receita Federal e a adesão ao Programa Educando Cidadãos, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Doações serão usadas para premiar e envolver estudantes
Os produtos repassados pela Receita Federal, provenientes de apreensões realizadas pelo órgão, serão utilizados como premiações em concursos e atividades pedagógicas ligadas ao Programa de Educação Fiscal e Cidadania.
Segundo a Secretaria da Educação, o material também será aproveitado por professores que já trabalham a temática da educação fiscal nas unidades de ensino municipais.
Parceria amplia ações de combate à corrupção nas escolas
Durante o encontro, foi assinado o termo de adesão e cooperação técnica com o Programa Educando Cidadãos, uma iniciativa do MPSC inspirada na campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, idealizada pelo promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto.
O programa prevê a distribuição de cartilhas educativas que incentivam atitudes éticas e a responsabilidade no uso dos recursos públicos entre crianças e jovens.
“Educar para a responsabilidade fiscal começa na infância”
A prefeita Carmen Zanotto destacou a importância da integração entre as instituições parceiras.
“Parcerias como esta, com instituições tão importantes, são fundamentais para começarmos a mudar o comportamento das nossas crianças e estudantes. São indispensáveis para reforçar o hábito da fiscalização e do bom uso dos recursos públicos”, afirmou.
Já o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, celebrou o avanço nas políticas educacionais.
“Trabalhamos com seriedade para formar cidadãos éticos e responsáveis. As doações da Receita Federal serão importantes para fortalecer esse sentimento de responsabilidade com o dinheiro público e para enriquecer as atividades pedagógicas nas escolas”, disse.
Integração e cidadania
O 2º Café Cidadania teve como objetivo fortalecer o elo entre as instituições envolvidas com os programas de cidadania e educação fiscal em Lages — entre elas, a Prefeitura, a Receita Federal, o Ministério Público de Santa Catarina e o Observatório Social.
O evento reforçou o compromisso coletivo de formar cidadãos conscientes, valorizando a transparência e o combate à corrupção desde a sala de aula.