A Prefeitura de Florianópolis apresentou, na tarde desta quinta-feira, uma nova proposta aos servidores da rede municipal de ensino. Desde abril, o Município vem mantendo diálogo com os representantes da categoria. Ao todo, já foram apresentadas três propostas durante as negociações. Mesmo com as tratativas em curso, o sindicato decidiu iniciar greve após o recesso escolar, o que intensificou os esforços da Prefeitura para resolver o impasse. O objetivo é garantir a normalidade das atividades e manter o compromisso com o calendário letivo.
13º ANTECIPADO E REAJUSTE EM SETEMBRO
A Prefeitura propôs pagamento de 50% do décimo terceiro salário já em agosto, no dia 19, através da abertura de folha complementar. Além disso, o reajuste salarial de 5,32%, recompondo as variações da inflação, será incorporado integralmente à folha de pagamento a partir de setembro, com os servidores recebendo o novo valor no salário a partir do pagamento de 1º de outubro. O mesmo reajuste fica garantido no Auxílio Lanche e Alimentação.
Isso significa que, ainda em 2025, os servidores terão quatro meses com o salário reajustado. A proposta mantém também o compromisso de quitação integral do décimo terceiro salário, com a segunda metade programada para o final do ano, dentro do calendário regular.
Com esse novo esforço por uma solução, que traz ainda a garantia do chamamento de profissionais para vagas ociosas, entre outras ações de valorização dos profissionais, a Prefeitura busca garantir um equilíbrio entre responsabilidade fiscal e reconhecimento das reivindicações dos servidores, oferecendo um cronograma factível de implantação dos benefícios, sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.
Vale destacar, por fim, que na folha de pagamento de Julho, estão contidos os valores referentes a mais uma parcela do Plano de Cargos e Salários, que em sua totalidade traz um impacto de aproximadamente 14 milhões em 2025. Anualmente, o pagamento tem sido garantido pelo Município, faltando somente mais uma parcela para quitação em 2026.