
Um projeto que une urbanismo, meio ambiente e qualidade de vida vem ganhando espaço no debate sobre o futuro das cidades catarinenses. Trata-se do Plano Mendoza, iniciativa lançada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD) e que já começa a inspirar gestores públicos de diferentes regiões do estado.
O projeto foi destaque na última edição da revista WVN Brasil, publicação especializada em soluções sustentáveis e urbanismo inteligente. Sob o título “Santa Catarina rumo a cidades mais verdes”, a reportagem reforça a importância da iniciativa para promover arborização urbana em municípios de diferentes portes e regiões.
“Para deixarmos um mundo melhor para as gerações futuras, não podemos renegar as questões ambientais. Estudos comprovam que cidades mais arborizadas reduzem o calor, melhoram a qualidade do ar, previnem alagamentos, impactam a saúde pública e até mesmo podem diminuir os índices de criminalidade. Queremos plantar essa semente, para que cada vez mais municípios se engajem nessa causa”, afirma o deputado.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam a necessidade do projeto. Em Santa Catarina, apenas 41% das vias urbanas possuem ao menos uma árvore, bem abaixo da média nacional (66%). Cidades como Florianópolis (32,8%), Brusque (22,2%) e Tubarão (24,9%) enfrentam desafios para ampliar suas áreas verdes e demonstram o potencial que ainda podem alcançar.
“Santa Catarina tem a chance de se tornar referência em sustentabilidade urbana. O Plano Mendoza é um convite para que prefeitos, técnicos e comunidades trabalhem juntos por cidades mais verdes. Não podemos nos esquecer que verde é a cor da esperança, e é isso o que precisamos deixar de legado para as gerações futuras”, salienta o parlamentar.
O artigo publicado pela revista WVN Brasil pode ser lido na versão digital pelo link: wvnbrasil.com/revista, nas páginas 29 e 30.