PARLAMENTO CATARINENSE APROXIMA-SE DO INTERIOR COM O PROGRAMA “ALESC ITINERANTE”

Edição do Programa Alesc Itinerante em Chapecó, realizada em novembro do ano passado (FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL)

As cidades de São Miguel do Oeste, Mafra e Balneário Camboriú irão receber as primeiras sessões do Programa Alesc Itinerante, iniciativa que leva as atividades do Parlamento estadual para o interior do estado, aproximando ainda mais as representações partidárias com as comunidades. Por decisão da Mesa Diretora da Alesc, os encontros serão cumpridos nos meses de junho, agosto e outubro deste ano.

Assim que assumiu a presidência da Assembleia, em fevereiro deste ano, o deputado Julio Garcia (PSD) garantiu a continuidade do programa para os próximos dois anos, o que se confirmou com a aprovação da Resolução 1/2025.

Os municípios foram escolhidos pelas bancadas regionais da Assembleia. A edição de São Miguel do Oeste, representando o Oeste do estado, está prevista para os dias 10 e 11 de junho. Já em Mafra, na região Norte de Santa Catarina, o Alesc Itinerante está programado para os dias 5 e 6 de agosto. Balneário Camboriú, como representante do Vale do Itajaí, recebe o programa nos dias 7 e 8 de outubro. As edições das regiões Sul e Serrana serão realizadas em 2026, em municípios que ainda serão definidos.

Os locais onde ocorrerão as atividades do Alesc Itinerante serão divulgados posteriormente. O programa está previsto na Resolução 1/2025, aprovada em março pelos deputados, e oficializa a continuidade da iniciativa iniciada no ano passado, em comemoração aos 190 anos do Parlamento catarinense.

ALESC ITINERANTE

O Alesc Itinerante consiste na transferência temporária da sede do Legislativo para municípios de outras regiões do estado, com prioridade para a discussão e a votação de pautas locais. Ao longo de dois dias, todas as sessões e reuniões de comissões da Assembleia ocorrem no município que recebe o programa.

Em 2024, foram realizadas cinco edições: Blumenau (maio), Joinville (junho), Criciúma (julho), Lages (novembro) e Chapecó (novembro). Somente em projetos de lei e propostas de emenda à Constituição, foram aprovadas 149 matérias. Além disso, 191 entidades, selecionadas pelos membros das bancadas regionais, participaram das sessões plenárias e das reuniões das comissões.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome