A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), realiza nesta sexta-feira, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina para os empresários: Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial; Günter Knolseisen, fundador da Automatic Electric; Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, diretora-presidente do Grupo Ipumirim; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel, e Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. Na ocasião, o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, recebe a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a comenda máxima da indústria nacional.
“Os industriais catarinenses que selecionamos são merecedores por seu relevante papel no desenvolvimento do estado e também por sua destacada atuação no meio empresarial e na comunidade. Esta é a maior honraria que a FIESC concede ao empresário industrial”, destacou o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar.
A Ordem do Mérito Industrial de SC foi instituída pela FIESC no ano de 2000 para reconhecer personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria catarinense. São concedidas no máximo cinco distinções por ano. Os nomes são indicados pelas vice-presidências regionais da FIESC e pelos sindicatos industriais e selecionados pelo Conselho da Ordem do Mérito.
Também, na mesma solenidade, a FIESC entrega o Mérito Sindical, como homenagem aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período. Em 2025, quatro sindicatos recebem a honraria: Sindicato das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem de Jaraguá do Sul, Sindicato da Indústria de Calçados de Criciúma, Sindicato das Indústrias de Malharias e Meias de Joinville e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Joaçaba.