
Acompanhado do prefeito Topázio Neto, o governador Jorginho Mello participou, na manhã desta sexta-feira, do ato simbólico que marca a liberação parcial da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A estrutura, já asfaltada, iluminada e sinalizada, começou a receber o tráfego de veículos na faixa da direita, sentido Avenida das Rendeiras. O deslocamento no sentido contrário, em direção ao Centro, seguirá sendo feito pela travessia antiga. A entrega da obra completa está prevista para o mês de setembro.
O projeto inclui duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional e passeios nas laterais. A geometria moderna da ponte foi pensada para conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclofaixa e a ciclovia que darão acesso ao Terminal de Integração da Lagoa (Tilag), ampliando a integração entre modais e promovendo uma mobilidade mais sustentável na região.
“Essa é mais uma entrega que representa o nosso compromisso com os municípios catarinenses. A nova ponte resolve um gargalo histórico da região e valoriza ainda mais um dos pontos mais visitados e queridos de Florianópolis, por onde passam mais de 20 mil veículos por dia. A obra continua, mas já estamos liberando agora o trânsito para veículos, não tem motivo pra deixar a população esperando pra alguém cortar uma faixa e fazer uma foto. O prefeito Topázio é um grande parceiro, e essa ponte é mais um exemplo disso”, disse o governador.
“Essa é uma obra muito esperada não só para os moradores da Lagoa, agradecemos ao governador Jorginho, porque a ponte antiga tem quase 70 anos. É uma entrega que vai além da travessia, ela conecta comunidades, melhora a mobilidade, e requalifica todo o entorno com mais estrutura. A expectativa é entregar a ponte completa em dois meses”, afirmou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
A MAIOR TRAVESSIA DA ILHA
Com investimento de R$ 48 milhões do Governo do Estado, a nova ponte é a maior travessia já construída na Ilha de Santa Catarina: são 214 metros de extensão, 17 metros de largura, feita em concreto armado e com desenho curvo. A estrutura tem seis metros de altura livre e 30 metros de comprimento do vão horizontal sobre a lâmina d’água, o que garante espaço suficiente para a passagem de embarcações por baixo da ponte e traz mais segurança na fluidez do canal, porque evita o acúmulo de sedimentos e facilita a circulação da água.
A obra, iniciada em abril de 2023, tem um investimento de R$ 53 milhões, que é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Florianópolis por meio da contrapartida de R$ 5 milhões. Além da nova ponte, o projeto inclui a revitalização do entorno, com a construção do novo Terminal Lacustre, já executado e entregue em outubro de 2024; uma nova praça, onde antes existia apenas um passeio, canteiros e árvores, será remodelada com paisagismo, iluminação, piso de concreto, bancos e mesas, lixeiras, além de sanitários públicos masculino e feminino, com acessibilidade; trapiche e deck para contemplação. Informações gerais sobre a nova ponte
A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização doentorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.
BARCOS COM PASSAGEM LIVRE
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.
A nova ponte da Lagoa da Conceição fica à direita da ponte atual – que se encontra desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região. Tem estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura. Além de dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura, favorecendo pedestres e ciclistas.
Aliás, a geometria da ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade.
Todas essas obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.