
A 13ª edição da Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços começa nesta terça-feira em Joinville, consolidando a cidade como polo da indústria metalmecânica no país.
Realizada a cada dois anos, a feira reúne 240 expositores de todas as regiões do Brasil e de nove países: Alemanha, Bielorrússia, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Tailândia.
Maior edição da história
Com 14 mil m² de área de exposição, a feira cresceu 20% em relação à edição anterior, realizada em 2023.
A expectativa da organização é superar 20 mil visitantes, entre profissionais e empresários de 17 estados brasileiros e de outros países.
“A feira cumpre o papel de relacionamento, negócios e capacitação. Nada substitui o contato face a face — esta promete ser a maior e melhor edição já realizada”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento.
Tecnologias 4.0 e soluções industriais
Entre os destaques da Metalurgia 2025 estão as tecnologias 4.0, automação industrial, máquinas e equipamentos de ponta, fornos, matérias-primas e sistemas de controle e metrologia.
Também ganham espaço as soluções para tratamento térmico, de superfície e de efluentes, refletindo o avanço da sustentabilidade e da eficiência na indústria.
Congresso e workshops gratuitos
Simultaneamente à feira, ocorre o Congresso Cintec Fundição, organizado pelo Dr. Fundição, com palestras técnicas sobre otimização de processos e o uso de inteligência artificial aplicada à indústria.
A programação inclui ainda 30 workshops gratuitos oferecidos pelos expositores, que abordarão tecnologias e inovações voltadas à transformação digital do setor.
Rodada de Negócios e parcerias institucionais
A tradicional Rodada de Negócios conecta compradores e fornecedores de todo o país, oferecendo um ambiente para novas parcerias e fechamento de contratos.
O evento é uma realização da Messe Brasil, com apoio da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais).