O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está em fase final de contratação da empresa responsável pela construção da nova unidade em Itajaí. As obras estão previstas para começar em setembro, com aporte de R$ 5,2 milhões do Governo do Estado.
A nova estrutura atende a uma reivindicação histórica da população da região da Foz do Rio Itajaí e fortalecerá a capacidade de coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina.
Estrutura moderna e atendimento regional
O Hemosc de Itajaí ficará na Rua Lauro Müller, nº 374, com área de 928,88 m².
O espaço reunirá:
• Central de Distribuição de Hemocomponentes, com funcionamento 24 horas para hospitais e clínicas conveniadas;
• Unidade de Coleta de Sangue Total, que operará no período da manhã, com capacidade para 40 doações agendadas por dia, em quatro cadeiras simultâneas.
“Mais do que uma obra, trata-se de um avanço para a saúde de todos os catarinenses, aumentando o número de bolsas no estoque e garantindo atendimento transfusional 24 horas em Itajaí”, destaca a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.
“Um sonho que estamos tornando realidade”
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a construção marca a concretização de uma antiga demanda regional: “Cumprindo a determinação do governador Jorginho Mello, conseguimos superar todas as etapas burocráticas para iniciar a obra do tão sonhado Hemosc em Itajaí. É um grande sonho que juntos estamos conseguindo alcançar. Será um local onde o cidadão de Itajaí e da região da AMFRI poderá doar sangue, ajudando a salvar vidas. Também vai funcionar como um centro de distribuição e dessa maneira conseguiremos levar mais perto do cidadão a sua vontade de apoiar e melhorar a saúde de toda a população”, destaca o secretário.
Parceria para salvar vidas
O projeto é resultado do empenho conjunto entre Governo do Estado, SES, Hemosc, a organização social Fahece e parceiros. O objetivo é entregar a nova unidade o mais rápido possível, ampliando o acesso da população a um serviço essencial para salvar vidas.