IDENTIDADE CATARINA MODERNIZA SERVIÇOS E APROXIMA A SEGURANÇA PÚBLICA DO CIDADÃO

Governador Jorginho Mello lança programa inovador e celebra 2 milhões de carteiras emitidas em Santa Catarina. (Foto: Guilherme Bento/Secom GOVSC)

Santa Catarina deu mais um passo importante na modernização dos serviços de segurança pública e na aproximação com o cidadão. Nesta quinta-feira, o governador Jorginho Mello lançou o Programa Identidade Catarina, iniciativa da Polícia Científica que reforça o compromisso do Estado com a agilidade, a inovação e a cidadania.

O evento, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, marcou também uma conquista histórica: 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) emitidas em todo o estado.

“Eu estou muito feliz em ver a Polícia Científica avançando na inovação. Estamos à frente de muitos estados do Brasil. Quero cumprimentar todo o time da Polícia Científica pelo capricho, zelo e modernidade. Assim, o cidadão é atendido com mais rapidez e eficiência, o que faz toda a diferença. Serviço público tem que ser entregue com qualidade, e a nossa Polícia Científica está fazendo isso muito bem. Além do Programa Identidade Catarina, as viaturas entregues hoje vão reforçar ainda mais o trabalho das equipes”, destacou o governador Jorginho Mello.

Serviço digital e emissão nas maternidades

Com o novo programa, será possível solicitar a segunda via da CIN de forma totalmente digital, acompanhar o processo por e-mail e comparecer ao posto apenas para retirar o documento.

E nos próximos meses, a Polícia Científica pretende implementar a emissão online da primeira via. Outra novidade é o início do processo de emissão da CIN diretamente nas maternidades.

O Programa Identidade Catarina traz uma série de ações que a Polícia Científica tem implementado para ampliar a emissão da Carteira de Identidade Nacional em Santa Catarina. Quanto à emissão nas maternidades, vamos iniciar um projeto piloto na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e ampliar gradualmente para as demais maternidades do Estado.

“Queremos que todos, já nos primeiros dias de vida, tenham acesso à cidadania aqui no nosso estado. Além disso, traz mais segurança, porque já vincula ao CPF da mãe. Anunciamos, hoje, também a solicitação da segunda via on-line, que já pode ser feita por quem emitiu a CIN a partir de 8 de março de 2023. E a primeira via estará disponível nos próximos meses, com a nova funcionalidade implementada. Além disso, nos próximos meses, a emissão da CIN passa a ser feita em cartão policarbonato, uma identidade mais moderna e durável”, ressaltou a perita-geral Andressa Boer Fronza.

Reforço de frota para a Polícia Científica

Durante a solenidade, também foram entregues nove novas viaturas para fortalecer o trabalho da Polícia Científica em diferentes regiões do estado.
O investimento, de R$ 3 milhões, amplia a capacidade de atendimento e a estrutura logística da corporação.

Novas viaturas entregues:
• Tubarão – Rabecão (não adaptado)
• Porto União – Rabecão
• São Lourenço do Oeste – Rabecão
• Rio do Sul – AirCross
• Florianópolis (Administrativo) – Sentra
• Florianópolis (Administrativo) – Sentra
• Araranguá – Pick-up 4×4 Titano
• Videira – Pick-up 4×4 Titano
• Xanxerê – Pick-up 4×4 Titano

“A Polícia Científica atua com base na ciência para promover justiça, cidadania e segurança. Os investimentos refletem nosso compromisso em manter Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil”, reforçou a perita-geral Andressa Fronza.

Resumo dos avanços

• 2 milhões de CIN emitidas em Santa Catarina
• Segunda via digital já disponível
• Primeira via online será implantada em breve
• Identidade nas maternidades inicia projeto piloto
• Nove novas viaturas entregues à Polícia Científica
• 900 mil documentos previstos para 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome