GOVERNO DO ESTADO LANÇA CARRETAS DA SAÚDE PARA AMPLIAR EXAMES DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM SC

Outubro Rosa: Unidades móveis vão percorrer todas as regiões do estado. (Foto: Leo Munhoz / SECOM)

O Governo de Santa Catarina lançou, nesta sexta-feira o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, que inclui duas Unidades Móveis Saúde da Mulher. As carretas irão percorrer as 17 regiões de saúde ao longo de um ano, oferecendo mamografias de rastreamento e ultrassonografias de mama.

A iniciativa foi apresentada em Lages pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e pela secretária adjunta Cristina Pires Paulucci. No período da tarde, o governador Jorginho Mello lançou oficialmente o projeto em Dionísio Cerqueira.

Meta é realizar 40 mil exames

O projeto tem investimento mensal de cerca de R$ 1 milhão. Cada unidade conta com mamógrafo, aparelho de ultrassom e equipe multiprofissional composta por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem.

A expectativa é realizar mais de 40 mil exames entre mamografias e ultrassonografias. As pacientes serão chamadas de acordo com a posição na fila do Sistema de Regulação (Sisreg).

Diagnóstico precoce para salvar vidas

De acordo com o secretário Diogo Demarchi, o programa cumpre mais um compromisso do governador Jorginho Mello:

“Com essa estratégia da Unidade Móvel da Mulher, realizando mamografias e ultrassonografias mamárias, visando diagnosticar possíveis cânceres de mama em tempo oportuno. Temos a expectativa em realizar mais de 43 mil exames nas duas carretas neste projeto, em parceria com os municípios, chamando as mulheres para fazer esse rastreamento para o diagnóstico precoce, iniciar tão logo o tratamento e ter qualidade de vida. Essa é mais uma ação que o Estado é parceiro dos municípios e nada melhor neste mês lançarmos esse novo serviço, chegando mais perto da cidadã de Santa Catarina. O diagnóstico precoce salva vidas”, destaca o secretário da Saúde.

A prefeita de Lages e ex-secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforçou a importância da ação para reduzir filas:

“As Carretas da Saúde da Mulher é mais uma etapa do Plano de Governo do governador Jorginho Mello. Quem ganha são as mulheres de Santa Catarina. Nós da Serra Catarinense temos fila nesses dois exames e fazemos um apelo pras mulheres não deixarem de se cuidarem. O Estado está promovendo o diagnóstico precoce para salvar vidas”, destaca a prefeita.

Atendimentos já começaram em Lages

Em Lages, a carreta atenderá pacientes da Serra Catarinense. Uma das primeiras a fazer o exame foi Maria Angela de Oliveira da Silva, 65 anos, agricultora e moradora de Bocaina do Sul. “Vim aqui hoje pra fazer a mamografia, pois preciso cuidar da minha saúde. Converso com muitas mulheres para fazerem o exame e depois de hoje incentivarei muito mais”.

As carretas irão percorrer as 17 Regiões de Saúde, durante um ano. A unidade que está em Dionísio Cerqueira atenderá a população do Extremo Oeste e, na sequência, seguirá para o Oeste. A de Lages irá para o Alto Vale do Itajaí. Os municípios ainda serão definidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome