
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), vai premiar as 85 escolas catarinenses com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ação faz parte do “Prêmio Reconhecer”, uma iniciativa inédita que pretende fortalecer o engajamento das comunidades escolares e promover uma mobilização estadual em torno da qualidade da aprendizagem.
“O Ideb nos auxilia a entender o desempenho da nossa educação e também ajuda com mais recursos para as escolas. Estamos lançando esse prêmio para reconhecer o esforço de cada escola e incentivar a participação de todos”, destacou o governador Jorginho Mello.
Categorias e critérios de avaliação
A premiação será organizada em três etapas de ensino — anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e ensino médio e cada uma delas contará com três categorias de reconhecimento:
– Escolas Destaques: unidades com os maiores índices no Ideb;
– Evolução de Desempenho: escolas que apresentarem maior crescimento nos resultados entre as edições de 2023 e 2025;
– Reconhecimento de Participação: instituições que demonstrarem comprometimento e engajamento nas ações de melhoria da aprendizagem.
Os resultados do Ideb de 2023 e 2025 serão utilizados como base de análise para determinar as escolas premiadas.
Investimento e impacto nas escolas
Ao todo, o Governo do Estado vai destinar R$ 1,2 milhão para a execução do programa. Os valores repassados às escolas poderão ser aplicados em ações pedagógicas, melhorias na infraestrutura, tecnologia educacional e projetos de protagonismo estudantil, conforme as prioridades de cada unidade.
“Esta é mais uma ação capitaneada pelo nosso governador Jorginho Mello em prol da educação catarinense. Com certeza, será uma motivação a mais para que toda a comunidade escolar esteja mais envolvida com o Ideb e tenhamos o resultado que Santa Catarina merece”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Reconhecimento e compromisso coletivo
Mais do que uma premiação, o Prêmio Reconhecer tem o objetivo de estimular o compromisso coletivo com a qualidade da educação. Cada escola terá autonomia para planejar o uso dos recursos, buscando fortalecer práticas pedagógicas inovadoras e ampliar o impacto transformador da aprendizagem no cotidiano escolar.