
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), anunciou a distribuição de kits de uniforme escolar para todos os estudantes da rede estadual no ano letivo de 2026. A iniciativa integra o programa Escola Boa, que faz parte do movimento Educação Levada a Sério, e prevê um investimento total de R$ 210 milhões.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que a proposta vai além da padronização visual:
“Queremos que todos os nossos alunos sintam-se orgulhosos por estudar em uma escola estadual de Santa Catarina. Os uniformes também promovem esta sensação de pertencimento que desejamos que se espalhe nas nossas unidades. Sob o comando do nosso governador Jorginho Mello, estamos transformando a educação pública estadual”.
Kits personalizados conforme a etapa de ensino
Os uniformes serão distribuídos de forma individualizada e adaptada às necessidades de cada nível de ensino.
Ensino Médio
Os estudantes receberão:
– Calças jeans
– Jaquetas
– Camisetas de manga curta
– Meias
– Tênis
Ensino Fundamental e Escolas Cívico-Militares
O kit será mais completo, incluindo:
– Camiseta de manga curta
– Camiseta de manga longa
– Camiseta regata
– Bermuda
– Short saia
– Calça
– Jaqueta
– Moletom
– Meias
– Tênis
Objetivo: fortalecer a identidade estudantil
Com os novos uniformes, o governo pretende fortalecer o sentimento de pertencimento, melhorar a identificação dos estudantes e garantir maior igualdade entre os alunos da rede estadual.
Educação Levada a Sério
O Governo de Santa Catarina, por meio da SED, lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.
As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região.
Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.













