
O governador Jorginho Mello assinou, nesta quinta-feira (8), o ato que cria a Diretoria de Ensino Superior na Secretaria de Estado da Educação (SED). A nova estrutura passa a concentrar a gestão dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), além de coordenar os convênios com as Instituições de Ensino Superior (IES).
A medida conclui um conjunto de ações de aprimoramento iniciadas em junho de 2025 e reforça a estratégia do Governo do Estado de fortalecer as parcerias com universidades, garantindo maior controle, transparência e eficiência no uso dos recursos públicos destinados ao ensino superior. O
Gestão qualificada para investimentos bilionários
Durante a assinatura, o governador destacou que a criação da diretoria é essencial para assegurar responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
”A gente vai poder dizer que fez uma nova educação quando sair do governo. Santa Catarina já é referência em tantas áreas, por que não ser também a melhor do Brasil na educação? Somos um estado pequeno, organizado, que reage rápido. A escola pública não pode ser mal cuidada, mal pintada, sem vida. Precisamos oferecer um ambiente saudável para professores e alunos. Precisamos fazer a escola vibrar, é nisso que eu acredito e é isso que eu defendo. Criamos essa diretoria porque não se investe mais de R$ 1 bilhão por ano sem cuidado, sem fiscalização e sem responsabilidade”, disse Jorginho Mello
Segundo o governador, o fortalecimento da educação pública passa também pela valorização dos ambientes escolares e pela formação de profissionais qualificados.
“Daqui a 15 anos, a régua de Santa Catarina vai estar mais alta, com mais gente formada, ganhando melhor e transformando a vida das famílias e do nosso estado”, completou.
Duas gerências para ampliar alcance e controle
A Diretoria de Ensino Superior contará com duas gerências estratégicas:
• Gerência de Programas de Bolsas e Assistência Financeira, responsável por planejar, executar, acompanhar e controlar os programas estaduais de bolsas, incluindo o Universidade Gratuita e o Fumdesc;
• Gerência de Parcerias e Convênios com Instituições de Ensino Superior, que vai coordenar termos de cooperação técnica e projetos estratégicos entre a SED e as universidades. “O programa Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras.
A criação desta nova diretoria é a conclusão de mais uma etapa do processo de implementação desses programas. Ainda, marca um novo momento para parcerias e convênios com as Instituições de Ensino Superior, abrindo um novo leque de possibilidades para a melhoria da qualidade da educação de Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Para a secretária a nova diretoria marca um novo momento na política educacional catarinense.
“O Universidade Gratuita e o Fumdesc são iniciativas altamente transformadoras. A criação desta diretoria conclui mais uma etapa da implementação desses programas e amplia as possibilidades de parcerias para melhorar ainda mais a qualidade da educação em Santa Catarina”, destacou.
Diretoria será comandada por Indianara Reynaud
A nova diretoria será liderada pela professora doutora Indianara Reynaud, que já integra o quadro da SED e possui ampla experiência na área educacional e em gestão pública. Sua atuação inclui liderança de projetos estratégicos, planejamento institucional e otimização de processos.
“Foi um trabalho intenso, de muitas mãos. Essa diretoria será primordial para a continuidade do Universidade Gratuita, do Fumdesc e para o fortalecimento das parcerias com as Instituições de Ensino Superior. São iniciativas transformadoras que precisam ser tratadas com o cuidado e a responsabilidade que merecem”, afirmou Indianara.
Programas que mudam realidades em Santa Catarina
Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc já impactam diretamente milhares de estudantes catarinenses. Dados da SED mostram que:
• 82% dos contemplados cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais;
• 85% dos estudantes beneficiados conciliam estudo e trabalho.
Desde o segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados com apoio dos programas estão aptos a realizar a contrapartida social por meio do Transforma SC, iniciativa que devolve à sociedade o investimento feito pelo Estado. A coordenação do programa também passará a ser responsabilidade da nova Diretoria de Ensino Superior.













