GOVERNADORES DO SUL DEBATEM INTEGRAÇÃO REGIONAL EM REUNIÃO DO CODESUL, EM CURITIBA

Jorginho Mello: "Quando trabalhamos de forma integrada, ganhamos força política, trocamos boas práticas e avançamos em pautas que impactam diretamente a vida das pessoas". (Foto: Jonatã Rocha/Secom GOVSC)

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta terça-feira da reunião do Conselho de Governadores do CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O encontro marcou a transferência da presidência do bloco, agora sob o comando do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que sucede Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul.

Encontro reúne chefes do Executivo dos quatro estados

A reunião ocorreu no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, e contou com uma agenda dividida em dois momentos: uma reunião reservada entre os governadores dos quatro estados do sul e, posteriormente, a sessão plenária do Conselho, com a participação das equipes técnicas.

Pautas estratégicas para o desenvolvimento regional

Durante a plenária, os governadores discutiram temas considerados prioritários para o desenvolvimento da Região Sul, como o balanço da gestão 2024–2025 e o avanço de projetos conjuntos nas áreas de clima, defesa civil, ferrovias, segurança pública, energia e planejamento estratégico.

Também foram formalizadas resoluções e termos de cooperação, reforçando a atuação integrada entre os estados.

Integração fortalece políticas públicas, destaca Jorginho Mello

Para o governador de Santa Catarina, o CODESUL exerce um papel essencial na articulação regional.

“O CODESUL é um espaço estratégico de união dos estados do Sul. Quando trabalhamos de forma integrada, ganhamos força política, trocamos boas práticas e avançamos em pautas que impactam diretamente a vida das pessoas. Essa cooperação é fundamental para promover o desenvolvimento regional de forma equilibrada e sustentável”, afirmou.

O governador também ressaltou os encaminhamentos do encontro.

“Foi uma reunião muito produtiva, com a discussão de temas importantes nas áreas de infraestrutura, segurança, clima, energia e planejamento. Os estados do Sul têm exemplos exitosos que podem ser colocados em prática de forma conjunta, fortalecendo ainda mais as políticas públicas e os resultados para a população”, disse.

Presidência é rotativa e tem mandato anual

A transferência da presidência do CODESUL foi oficializada ao final da reunião, com a assinatura do livro de posse pelo novo presidente e pelo secretário-executivo do Conselho. O mandato da presidência é anual e alternado entre os governadores dos quatro estados-membros.

A estrutura administrativa do CODESUL é composta por um secretário-executivo, quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Mais de seis décadas de cooperação regional

Criado em 1961, inicialmente por meio de convênio entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o CODESUL passou a contar com a participação do Mato Grosso do Sul em 1992.

O encontro foi encerrado com pronunciamentos dos governadores, que reafirmaram o compromisso com a cooperação federativa, o fortalecimento institucional e a busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável da Região Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome