Em um esforço para resolver os gargalos de tráfego e segurança na BR-101, o governador Jorginho Mello protocolou nesta quinta-feira, em Brasília, o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes.
A entrega ocorreu mesmo sem a presença do ministro Renan Filho, que havia se comprometido a receber a proposta em reunião anterior. O Governo do Estado optou, então, por seguir com o protocolo do projeto, demonstrando urgência para a resolução dos problemas crônicos no Morro dos Cavalos.
Trecho crítico em Palhoça
O estudo aponta alternativas para o trecho entre os quilômetros 233 e 236 da BR-101, em Palhoça, considerado um dos pontos mais perigosos da rodovia. Sem acostamento e com bloqueios frequentes em casos de acidentes ou chuvas fortes, o Morro dos Cavalos é visto como um gargalo histórico para o tráfego.
Projeto de contorno de 5,2 km
Elaborado pelo Governo do Estado e já apresentado ao Fórum Parlamentar Catarinense na quarta feira e que manifestou apoio à iniciativa, o projeto prevê um contorno rodoviário de aproximadamente 5,2 quilômetros.
O investimento estimado é de R$ 291 milhões, ensejando uma solução mais rápida e econômica para motoristas e para o escoamento da produção catarinense.
Compromisso estadual
“Esse é um projeto para o catarinense, que está cansado de ver a tragédia que é hoje esse trecho do Morro dos Cavalos em uma das principais rodovias federais do nosso estado. É responsabilidade federal, mas eu quero pegar essa responsabilidade para o governo estadual, porque eu quero ver o problema resolvido”, destacou o governador Jorginho Mello.
Contorno hoje, túnel no futuro
Jorginho Mello ressaltou ainda que o contorno não inviabiliza a construção de túneis no futuro. Segundo ele, enquanto o contorno atende às demandas imediatas de mobilidade e segurança, os túneis poderiam preparar a BR-101 para o crescimento do fluxo de veículos nos próximos anos.
Em maio deste ano, o governador Jorginho Mello apresentou o anteprojeto ao ministro dos Transportes Renan Filho durante reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. A proposta foi vista como viável, e houve o combinado de que a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade voltaria a Brasília para apresentar a atual versão do Projeto.
“Nós tentamos a reunião de maneira oficial, através da equipe da Articulação Nacional. No Ministério, a informação era de que o ministro não estaria na Capital federal. Tentamos então com o secretário executivo. Também recebemos respostas de que não teriam agenda. Ontem (quarta-feira, dia 3), na Secretaria de Articulação Nacional, o deputado Pedro Uczai se comprometeu a tentar um encontro no Ministério, mas infelizmente, apesar das tentativas não tivemos retorno. Claro que vamos continuar acompanhando e continuar tentando essa reunião, queremos uma solução para essa questão”, afirmou a secretária Vânia Franco.
O Governo do Estado de Santa Catarina aguarda agora uma posição oficial do Ministério dos Transportes para que o projeto possa avançar para as próximas etapas de execução. É necessário, em especial, a definição das responsabilidades entre os âmbitos estadual, federal e a concessionária da rodovia.