GOVERNADOR JORGINHO MELLO PEDE REABERTURA DO MERCADO CHINÊS AO FRANGO CATARINENSE APÓS EMBARGO PREVENTIVO

Governador Jorginho Mello defende sanidade animal de SC em reunião com vice-ministro chinês. (Foto: Divulgação/SECOM)

Em missão oficial à China, o governador Jorginho Mello, reforçou, nesta terça-feira, o pedido para que o governo chinês retome as importações de carne de frango catarinense. O tema foi tratado diretamente com o vice-ministro da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), Zhao Zenglian, durante encontro em Pequim.

Apesar de ser o segundo maior exportador brasileiro de frango para o mercado chinês, Santa Catarina foi afetada pela suspensão temporária das compras da proteína após a confirmação de um foco isolado de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A medida foi adotada pela China de forma preventiva, valendo para todo o Brasil.

“Santa Catarina nunca registrou um único caso da doença em granjas comerciais. Nosso controle é rigoroso e reconhecido internacionalmente. O Japão, que tem um dos sistemas sanitários mais exigentes do mundo, continua comprando de nós. Isso mostra nossa credibilidade”, afirmou Jorginho Mello.

O governador destacou que o exemplo japonês é um sinal de confiança técnica, já que o país asiático manteve as importações mesmo após o foco registrado no estado vizinho. Segundo ele, o sistema de defesa agropecuária catarinense é um modelo para o Brasil e uma referência no exterior.

O sistema de defesa sanitária animal de Santa Catarina é referência, reconhecido internacionalmente. Nosso compromisso é reforçar, com base em evidências técnicas e diálogo institucional, que Santa Catarina oferece segurança para a retomada das exportações de carne de frango”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.

Durante a reunião, a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, apresentou detalhes técnicos sobre as medidas de biossegurança e o isolamento preventivo estabelecido entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para garantir a proteção do rebanho catarinense. “A atividade da Cidasc é promover a saúde, por isso a defesa sanitária em todas as cadeias produtivas da nossa agropecuária é um trabalho constante”, reforça Celles Regina de Matos.

Por fim, o governador Jorginho Mello convidou as autoridades chinesas para uma visita oficial a Santa Catarina, com o objetivo de apresentar in loco o nível de controle sanitário do Estado. A comitiva chinesa sinalizou positivamente ao convite, abrindo caminho para o avanço das negociações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome