GOVERNADOR JORGINHO MELLO LANÇA UNIDADES MÓVEIS DA SAÚDE DA MULHER PARA AMPLIAR PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Jorginho Mello: “O Outubro Rosa é um chamado para lembrarmos da importância do cuidado com a saúde da mulher". (Foto: Roberto Zacarias / SECOM)

No mês dedicado à prevenção do câncer de mama e à saúde feminina, o governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira, em Dionísio Cerqueira, a Unidade Móvel Saúde da Mulher. A ação faz parte do Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher e tem como objetivo ampliar o acesso aos exames de mamografia e garantir diagnóstico precoce em Santa Catarina.

Estrutura das carretas

As unidades móveis contam com mamógrafo, aparelho de ultrassom e equipe multiprofissional, formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem. O serviço funcionará das 7h às 17h, com possibilidade de ajuste conforme a localidade. Nesta mesma data, uma segunda carreta começou a atender também no município de Lages, na Serra.

Compromisso com a saúde

“O Outubro Rosa é um chamado para lembrarmos da importância do cuidado com a saúde da mulher. Com essas carretas, vamos garantir que mais catarinenses tenham acesso rápido a exames essenciais, perto de casa, sem precisar enfrentar longas esperas. Eu entrei nas Unidades Móveis e está tudo muito lindo, organizado e com equipamentos de ponta. Isso só reforça o nosso compromisso com a saúde”, destacou o governador Jorginho Mello.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou que a iniciativa representa um avanço no cuidado preventivo, garantindo mais chances de tratamento eficaz e qualidade de vida:
”Essas carretas simbolizam o compromisso do Governo do Estado em investir na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, garantindo mais chances de tratamento eficaz e qualidade de vida para milhares de mulheres”, disse o secretário.

As carretas irão percorrer as 17 Regionais de Saúde do Estado. Após a permanência em Dionísio Cerqueira, uma unidade segue para o Oeste, enquanto a carreta de Lages avança para o Alto Vale do Itajaí. As pacientes serão chamadas pela ordem da fila do Sistema de Regulação (Sisreg).

Investimento e meta

O investimento do Governo do Estado é de quase R$ 18 milhões, destinados a duas unidades móveis que juntas devem realizar mais de 40 mil exames de mamografia e ultrassonografia de mamas por ano. Os municípios ficam responsáveis por indicar locais estratégicos para instalação e garantir infraestrutura mínima.

Parceria com municípios

A prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Moreira Maran, destacou a importância da iniciativa:

“É uma parceria muito exitosa e nós ficamos felizes em estarmos recebendo a Carreta da Mulher no nosso município. Estaremos à disposição de todo o Extremo Oeste de Santa Catarina e com certeza esse serviço vai vir para ajudar muito as nossas mulheres. A prevenção sempre é a melhor ação. As mulheres, que já estão aptas a fazer os exames de mamografia e ultrassonografia das mamas, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima da casa dela, onde serão referenciadas para atendimento aqui na unidade móvel, a partir da nossa fila única. O pessoal da unidade móvel vai estar agendando para que os municípios venham até a Dionísio Cerqueira fazer os exames gratuitamente”, enfatizou a prefeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome