
Santa Catarina vai ampliar o efetivo da sua Polícia Civil com a realização de um novo concurso público para 300 agentes, anunciado hoje pelo governador Jorginho Mello. A autorização ocorreu durante a formatura de novos 43 delegados, 15 psicólogos e uma escrivã, que passaram pelo curso de formação inicial.
A cerimônia, realizada no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, celebra também um marco: trata-se do maior número de delegadas já nomeadas na história da Polícia Civil de Santa Catarina.
“Se hoje temos esse status de ser o estado mais seguro do país é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança que fazem a diferença. A segurança pública vive um grande momento em Santa Catarina. Além da qualidade dos nossos policiais, de todas as forças de segurança, o Governo do Estado tem conseguido ser parceiro. Ninguém prestigiou tanto quanto nós. Abrimos concurso público, estamos investindo nos nossos profissionais, entregamos viaturas, equipamentos e modernizando as nossas estruturas operacionais. Eu tenho muito orgulho de dizer que o Estado Santa Catarina está numa boa fase e comprometido com as nossas polícias”, destacou o governador Jorginho Mello.
A vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, que por quase 30 anos atuou como delegada em Santa Catarina, fez questão de prestigiar a formatura, com o maior número de delegadas nomeadas na história de Santa Catarina, destacando a liderança feminina. “É uma alegria imensa saber que hoje nós vamos nomear novos policiais para ajudar na nossa Polícia Civil. No meu tempo tudo era muito difícil em questão de equipamentos e até onde trabalhar, porque a gente ficava num lugar bem precário. Hoje a minha admiração é por essa polícia tão tecnológica, tão eficiente. Nosso governador é um homem extremamente visionário, ele entendeu que investir na polícia é investir na segurança das pessoas e também nas empresas. Quantos investidores o nosso governador está trazendo para cá, porque somos o estado mais seguro do Brasil. Parabéns ao nosso governador, parabéns aos nossos policiais, que todos os dias se dedicam a cuidar da vida de outras pessoas”, ressaltou.
SEGURANÇA PÚBLICA VALORIZADA
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, celebrou a formatura dos novos policiais. Agora, eles integram a instituição, que em 2025, completa 213 anos de serviços dedicados à proteção dos catarinenses. Na ocasião, destacou a importância sobre a formação técnica, o compromisso com a ética e a missão de garantir a segurança de cada cidadão. Todos os novos policiais já foram nomeados e escolheram as cidades em que irão atuar.
“Quando o governador Jorginho Mello assumiu a condição de chefe do nosso estado, ele já me apresentou essa demanda. Antes mesmo de ser governador, ele visitava todas as cidades do estado e percebia que faltavam delegados para atuarem nas cidades. Então logo que assumiu, já autorizou o concurso de delegados de Polícia Civil, que havia acontecido apenas uma década antes, em 2014. Além disso, ele autorizou um concurso de psicólogos policiais, cujo último concurso havia sido em 2010, porque se observou que várias Delegacias da Mulher precisavam destes profissionais. Nós realizamos o concurso e num prazo recorde o governador faz a nomeação. Nunca antes na história, entre o término de um concurso e a nomeação foi um prazo tão curto. Em 15 dias eles estarão assumindo as delegacias, do sul ao norte, de leste a oeste”, informou o delegado-geral.
O delegado-geral também destacou que o investimento do Governo do Estado na Polícia Civil é histórico. “O nosso orçamento girava em torno de R$ 70 milhões até 2022 e a partir de 2024, 2025 ele passa de R$ 100 milhões, o que demonstra uma preocupação do governador com segurança pública”, acrescentou Ulisses.
MISSÃO: CAPACITAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
O curso de formação profissional foi realizado Academia de Polícia do Estado de Santa Catarina (Acadepol), em Florianópolis. Ele começou no dia 31 de janeiro deste ano e foi concluído em 15 de julho. Os formandos completaram uma carga horária de aproximadamente 1.074 horas-aula, que incluiu aulas teóricas, práticas e estágios em delegacias e na Central Macrorregional de Plantão da Capital (CMPP). Segundo o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), André Luiz Bermudez Pereira, o curso é considerado o mais completo do Brasil entre as academias de Polícia Judiciária.
“A gente sempre teve, e tem especialmente neste governo, um investimento muito grande em capacitação e isso transforma. Transforma a polícia, as atitudes, a rotina e a eficiência. Hoje nós terminamos o curso inicial de formação. Esses profissionais ainda irão retornar algumas vezes para a Academia de Polícia para fazer a complementação. E assim, a gente acompanha eles ao longo de toda a carreira. É todo um projeto de acompanhamento pedagógico desses alunos. A investigação criminal é o foco principal da Polícia Civil. Portanto, a maior carga horária do curso de formação é de investigação criminal. Hoje é um dia de muito orgulho, motivo de grande honra e de muita felicidade para a Polícia Civil que recebe os novos profissionais”, ressaltou o diretor da Acadepol, o delegado André Luiz Bermudez Pereira.
O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Rogério Pereira Graff, enfatizou os investimentos do Governo do Estado na área com foco no fortalecimento da atuação policial. “Esse é o resultado do trabalho que existe por parte do Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello. Ele sempre enfatiza que nós precisamos valorizar o nosso capital humano, a fim de que possamos através desse capital humano, complementado pelos investimentos em viaturas, munições, tecnologia de ponta como estamos trabalhando fortemente agora, levar a segurança ao cidadão que escolheu viver nesse nosso belo estado. Então, a formatura desses delegados, psicólogos e da escrivã, certamente vem para reforçar e muito o time da segurança pública no sentido de fazer com que nós continuemos a ser o estado mais seguro do nosso país”, enfatizou o secretário da Segurança Pública