
Neste domingo, o governador Jorginho Mello participa do desfile cívico-militar em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil. A solenidade ocorre a partir das 8h45, na avenida Beira-Mar Continental, em Florianópolis, e contará com a presença de estudantes da rede pública, forças de segurança federal, estadual e municipal, além de representantes da Proteção e Defesa |Civil e Procon/SC.
O evento é organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército.
Escolas e entidades civis abrem o desfile
A programação inicia com a participação de 1.500 alunos da rede pública estadual da Grande Florianópolis, que se prepararam com fanfarras e apresentações. Também desfilam 1.700 integrantes de instituições civis que promovem valores de civismo e patriotismo.
“Esses alunos já se preparam com antecedência para mostrar o trabalho das escolas. É um momento de cultivar o amor à pátria”, destacou a coordenadora de Cerimonial do Estado, tenente-coronel Carolina Maria Bachmann.
Forças Armadas e Segurança Pública em destaque
Após os grupos civis e escolares, entram em cena os pelotões a pé e motorizados das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e das forças de segurança catarinenses: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros Militar, além da Defesa Civil e do Procon-SC.
Ao todo, 2.500 integrantes participam da marcha, acompanhados de 190 viaturas, encerrando com a tradicional Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina.
Trânsito bloqueado na Beira-Mar Continental
A Guarda Municipal de Florianópolis informou que o trânsito na Beira-Mar Continental estará bloqueado entre 3h e 13h deste domingo.
Pontos de bloqueio:
Acessos pela Rua Quatorze de Julho e pela ponte Colombo Salles.
Entradas pelas ruas Fúlvio Aducci e Santos Saraiva.
Além disso, algumas ruas do bairro Balneário serão utilizadas como ponto de concentração a partir das 4h. O estacionamento estará proibido desde a noite de sábado (6), com acesso liberado apenas para moradores.
Ruas afetadas: Osvaldo Cruz, Antônio Matos Áreas, José Cândido Silva, Raimundo Correa, Tobias Barreto e Quinze de Novembro.
Orientações ao público
A GMF recomenda que motoristas planejem seus trajetos com antecedência, evitem a região durante o evento e sigam as orientações de agentes de trânsito e da sinalização temporária.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.