A gestão documental como instrumento de promoção da transparência pública, da eficiência administrativa e da preservação da memória institucional foi o tema central do 17º Encontro Catarinense de Arquivos (ECA), aberto nesta segunda-feira no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
O evento segue até esta terça-feira.
Tema e organização
Com o tema “Gestão de Documentos e Responsabilidade Social: Práticas, Desafios e Inovações”, o encontro é promovido pela Associação de Arquivistas de Santa Catarina (AASC), com apoio da Comissão de Educação e Cultura e da Escola do Legislativo da Alesc.
A programação reúne especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, estudantes e profissionais interessados na preservação da memória documental e na valorização dos arquivos como patrimônio social.
Autoridades e objetivos do evento
Participaram da solenidade de abertura o deputado Camilo Martins (Podemos), a deputada suplente Janice Krasniak (Podemos), a presidente da AASC, Camila Schwinden Lehmkuhl, e o diretor do Arquivo Público de Santa Catarina, Rodrigo Beirão, entre outras autoridades.
O objetivo do encontro é estimular reflexões sobre políticas arquivísticas e seu impacto social, além de compartilhar práticas inovadoras de gestão documental aplicadas em diferentes contextos institucionais.
O evento também reforça a necessidade de reconhecer os arquivos como patrimônio documental e valorizar narrativas plurais, enfrentando o apagamento institucional e social.
Transparência e memória em pauta
Durante a abertura, o deputado Camilo Martins destacou a necessidade de Santa Catarina avançar na área.
“Por isso, a importância desse evento”, afirmou.
A deputada Janice Krasniak reforçou a relevância da temática. “A gestão documental é fundamental para toda e qualquer instituição. Resgata o patrimônio e a história”, observou.
Palestras e debates
A programação começou com a palestra “Gestão de Documentos: Responsabilidade Social, Desafios e Inovações”, ministrada pela especialista Tânia Barbosa Salles Gava.
Ao longo dos dois dias, o encontro promove painéis e discussões sobre novas práticas de arquivamento, digitalização de acervos, políticas de acesso à informação e preservação da memória pública.
Programação/Terça-feira, 14 de outubro
08h00 – 08h30: Recredenciamento
08h30 – 11h30: Fórum Arquivos Municipais
Mônica Cristina Brunini Frandi Ferreira — Juçara Nair Wolf (mediadora)
11h30 – 13h00: Almoço
13h00 – 13h30: Recredenciamento
13h30 – 15h30: Oficina II — Gestão de Documentos: Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos
Djalma Mandu de Brito
15h30 – 16h00: Intervalo
16h00 – 17h00: Palestra — Gestão e difusão de arquivos: o caso do TJSC
Micheline Rosa Peixoto
17h00 – 19h00: Mesa de encaminhamentos
19h00: Encerramento