FLORIANÓPOLIS: NOVA PONTE DA LAGOA DA CONCEIÇÃO LIBERA CICLOVIA E PASSEIOS PARA PEDESTRES

A partir desta sexta-feira, ciclistas e pedestres já podem utilizar a ciclovia e os passeios da nova ponte da Lagoa da Conceição. A liberação foi feita pela Prefeitura de Florianópolis no fim da manhã. Agora, para a conclusão definitiva da obra, resta apenas a retirada do escoramento de madeira na parte inferior da estrutura, etapa prevista para durar cerca de duas semanas.

Como ficou a travessia

A ciclovia bidirecional tem 2,80 metros de largura e está localizada à esquerda da travessia no sentido Avenida das Rendeiras. Já os passeios, com 2,5 metros cada, ficam nas laterais das pistas de rolamento.
O tráfego de veículos nos dois sentidos da ponte foi liberado em 22 de agosto.

Demolição da ponte antiga

Uma etapa importante será iniciada em outubro: a demolição da antiga ponte da Lagoa. No local, a Prefeitura pretende construir o segundo boulevard da região, com deck de madeira e guarda-corpo metálico para contemplação da paisagem.
O primeiro boulevard já foi entregue em 13 de setembro, na Rua Senador Ivo D’Aquino, com ampliação das calçadas, acessibilidade e espaço voltado para o comércio e a gastronomia.

Revitalização do entorno

As obras no entorno da nova ponte seguem até dezembro. Ainda estão em andamento:
revitalização da praça ao lado do restaurante Oliveira;
construção de um deck de contemplação ao lado do primeiro boulevard;
implantação de nova praça na cabeceira da antiga ponte;
melhorias nos passeios da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).

Em 2024, já havia sido entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com trapiche de 100 m², bicicletário, sanitários acessíveis e área de espera coberta.

Mudanças no trânsito

Desde 22 de agosto, o trânsito na região passou a funcionar em novo formato:
Motoristas que vêm da Rua Henrique Veras do Nascimento acessam a nova ponte pela lateral da rotatória próxima à Rua Manoel Isidoro da Silveira.
Quem chega das Rendeiras, ao entrar no Centrinho, deve virar à direita para o Canto dos Araçás ou contornar a rotatória para seguir em direção ao Itacorubi.

Dimensões e benefícios da nova ponte

A maior travessia da Ilha tem 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 m cada, ciclovia e passeios laterais. A altura livre sobre a Lagoa passou de 1,8 m para 6 m, e o vão para embarcações, de 9 m para 30 m, melhorando a circulação da água e a navegação.

Com formato curvo e estrutura em concreto armado, a obra foi executada pela Cejen Engenharia com investimento de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado. Todas as licenças ambientais e autorizações da União foram concedidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome