
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, concluiu nesta terça-feira mais uma etapa do projeto de revitalização do Rio do Brás, em Canasvieiras, no Norte da Ilha. Com apoio da Casan, foram instalados três aeradores para acelerar a recuperação do corpo hídrico e melhorar a qualidade da água e do ecossistema local.
Os aeradores — equipamentos semelhantes a chafarizes — aumentam o contato da água com o oxigênio, reduzindo compostos poluentes e elevando os níveis de oxigênio dissolvido. Cada aparelho atua numa área de 4.500 m², promovendo melhorias imediatas na vida aquática e no visual do entorno.
Além disso, o projeto contempla a recuperação das margens com vegetação nativa e de restinga, promovendo a proteção do solo e atraindo biodiversidade. Parte do reflorestamento já está concluída.
Entre dezembro de 2024 e março de 2025, cerca de 5 mil metros cúbicos de sedimentos foram removidos do leito do rio durante as obras de desassoreamento — um passo essencial para a fluidez da água e prevenção de enchentes.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, a ação é parte de um esforço contínuo para recuperar os cursos d’água da cidade e integrar a população aos espaços naturais. “Nosso compromisso é com uma cidade mais sustentável e resiliente. Estamos devolvendo à comunidade um espaço que por muitos anos esteve degradado, além de melhorar a qualidade ambiental da região como um todo”, afirma.
A iniciativa é parte de um esforço maior de recuperação de cursos d’água da capital, com foco em sustentabilidade, turismo e qualidade de vida.