A Prefeitura de Florianópolis inaugura nesta sexta-feira, às 10h, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, o Ambulatório PSR (Pessoa em Situação de Rua), localizado na Passarela da Cidadania. O espaço vai oferecer acompanhamento especializado, unindo atendimentos de saúde e apoio psicossocial. O objetivo é reduzir deslocamentos, garantir continuidade nos tratamentos e ampliar as chances de reinserção social.
Estrutura para internações involuntárias
De acordo com o prefeito Topázio Neto, o novo serviço será fundamental para os casos que exigirem internação involuntária.
“Esse equipamento irá nos auxiliar com a internação involuntária daquelas pessoas que vivem nas ruas e precisam de tratamento. Paralelo a isso, estamos contratando cerca de 2 mil vagas em clínicas particulares para ampliar essas internações, com tratamentos de pelo menos 90 dias, voltados à recuperação da dependência de álcool e drogas”, destacou.
Equipe multiprofissional
O ambulatório contará com médico de plantão para avaliar situações de crise e decidir sobre internações. Também haverá enfermeiros capacitados para lidar com pacientes em condições delicadas, muitas vezes relacionadas ao uso de substâncias.
Acompanhamento integral
Com foco no cuidado contínuo, a equipe oferecerá:
escuta qualificada,
estratégias de abordagem,
encaminhamento para transtornos psíquicos, doenças mentais e dependência química.
Além disso, triagens permitirão identificar outras doenças e promover maior integração dessas pessoas à rede de saúde, com atenção às principais vulnerabilidades.