
A nova ponte da Lagoa da Conceição ganha, a partir deste domingo, um novo destaque visual. Às 19h, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o governador Jorginho Mello acionam oficialmente a iluminação cênica especial da estrutura, marcando mais uma etapa da obra que transformou a mobilidade e o paisagismo da região.
A instalação dos refletores começou na sexta-feira e está sendo executada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade. Ao todo, 52 refletores foram projetados para valorizar o desenho arquitetônico da ponte, sem causar impactos ambientais ou interferir na navegação da lagoa.
Como funciona a iluminação da ponte
A nova travessia conta com nove pilares em cada lado, e cada um deles recebe iluminação específica, pensada para destacar tanto a estrutura quanto a pista de rolamento.
- Pilares P1 e P9, localizados nas cabeceiras, recebem uma luminária em cada face, posicionadas na base, para valorizar o tabuleiro da ponte.
- Pilares P2 e P8 contam com dois refletores, também nas bases, com foco direto nos pilares.
- Pilares centrais (P3 ao P7) recebem um conjunto mais completo: duas luminárias nas bases para evidenciar os pilares e dois refletores nas partes superiores, iluminando a pista em ambas as faces.
Segundo a Prefeitura, todo o sistema foi projetado para garantir segurança, eficiência e respeito ao meio ambiente.
Ponte poderá ganhar cores em datas especiais
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, a iluminação vai além da função funcional e passa a integrar o cenário urbano como elemento simbólico.
“A iluminação cênica busca criar efeitos visuais por meio da luz. Nesse caso, vai evidenciar o projeto arquitetônico de fôlego dessa que é a maior travessia do interior da Ilha. Assim como ocorre na ponte Hercílio Luz, a nova ponte da Lagoa também poderá receber cores em campanhas e comemorações”, destaca.
A execução desse último serviço segue sob responsabilidade da Cejen Engenharia Ltda., empresa que construiu a ponte.
Revitalização do entorno avança e entra na reta final
Além da iluminação, a obra contempla uma ampla revitalização do entorno, com a maior parte das intervenções previstas para entrega até o Natal. A exceção é a praça localizada onde ficava a cabeceira da antiga ponte, próximo à Avenida das Rendeiras, cuja conclusão está prevista para o início de 2026.
O projeto prevê duas grandes áreas públicas de convivência e contemplação:
- Boulevard do Centrinho, no espaço da antiga cabeceira da ponte, onde estão sendo finalizadas calçadas, pavimentação e a base para um deck de madeira com guarda-corpo metálico.
- Boulevard da Rua Senador Ivo D’Aquino, já entregue, com cerca de 500 m², calçadas ampliadas, niveladas à pista, piso em concreto e acessibilidade total. O espaço ainda receberá mobiliário urbano da iniciativa privada.
Terminal lacustre e novas praças integram o projeto
Em outubro de 2024, a Prefeitura entregou o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com estrutura moderna, sanitários acessíveis, bicicletários, área coberta para embarque e desembarque, além de controle de acesso e zeladoria. Um trapiche em deck de madeira, com 100 m², conecta o terminal à antiga ponte.
Outra intervenção já concluída é a praça entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, no Centrinho. O espaço conta com sanitários públicos acessíveis, bancos, mesas, paisagismo remodelado, iluminação qualificada e lixeiras.
Ponte totalmente liberada e integrada à mobilidade urbana
A nova ponte da Lagoa da Conceição foi totalmente liberada ao trânsito em 22 de agosto, com a liberação da ciclovia e dos passeios em 26 de setembro. A estrutura conta com:
- Duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada
- Ciclovia bidirecional de 2,80 metros
- Dois passeios laterais de 2,5 metros cada
A geometria da ponte permite conexão direta com a ciclovia das Rendeiras e, mais adiante, com a ciclovia e ciclofaixa que ligam ao Terminal de Integração da Lagoa (Tilag), incentivando o uso de múltiplos modais.
Estrutura moderna, licenças ambientais e investimento
Localizada à direita da antiga ponte, demolida em novembro por estar desgastada e subdimensionada, a nova travessia tem 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com estrutura em concreto armado, guarda-corpo metálico e formato curvo.
A obra também atende a um objetivo ambiental: melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche.
Tanto a ponte quanto a revitalização do entorno possuem licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), além das autorizações da SPU e da Capitania dos Portos. O investimento total, em parceria com o Governo do Estado, é de aproximadamente R$ 53 milhões.














