FLORIANÓPOLIS: ESTUDANTES DO 5º ANO CRIAM MAQUETE DE CONDOMÍNIO E APRENDEM MATEMÁTICA DE FORMA PRÁTICA

Na montagem do projeto, os estudantes exploraram temas como cálculos financeiros, licitação, planejamento, execução de obras e com orçamento para a realização da obra.

Os estudantes do 5º ano do período integral da Escola Básica Municipal Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, em Florianópolis, desenvolveram uma maquete de um condomínio residencial, colocando em prática os conhecimentos de matemática.
Esse sistema, onde estudantes passam mais tempo na escola do que em unidades tradicionais, faz parte de uma das sete iniciativas do plano “Floripa Mais Aprendizagem” que implementou uma série de ações em favor da melhoria da educação da rede municipal.

Durante a atividade, os estudantes exploraram temas como cálculos financeiros, licitação, planejamento e execução de obras, além de cuidados ambientais. A ideia surgiu durante as aulas sobre formas e sólidos geométricos, quando a turma pensou em construir uma maquete com esses sólidos.

Com o objetivo de aprofundar o projeto, a professora da turma Alessandra Gomes e a professora de educação especial Vera Rosani, propuseram a elaboração de um orçamento para a realização da obra. Assim, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre os materiais necessários para a construção de uma estrada, envolvendo atividades de cálculo e, dessa forma, trabalhando o sistema monetário.

Também aproveitaram a oportunidade para conversarem sobre a importância da preservação ambiental, destacando a relevância de manter as características do ecossistema, a fim de não prejudicar a fauna silvestre da região. Então, dentro da dinâmica, viram a necessidade de solicitar uma licença junto aos órgãos competentes para viabilizar a construção, considerando que o terreno imaginado se situava em uma área verde.

CONCEITO DA MAQUETE

Na etapa seguinte foi introduzido o conceito de licitação e explicaram que, sendo uma obra pública, seria necessário um processo de escolha com base na análise de custos e benefícios. A turma foi dividida em dois grupos, sendo orientados a se organizar e distribuir funções.

Os próprios estudantes nomearam engenheiros e auxiliares, elaboraram os desenhos de como seria o condomínio e apresentaram os projetos para as educadoras, que assumiram os papéis de prefeita e vice-prefeita. Após a análise, o grupo “Empresa 52 e CIA” foi escolhido como vencedor, e iniciaram a construção da maquete.

No mesmo dia, durante o retorno para casa, a professora Alessandra encontrou alguns funcionários concluindo os acabamentos da revitalização da estrada João Gualberto Soares. Ela iniciou uma conversa com os profissionais, que se mostraram solícitos e dispostos a compartilhar com os alunos detalhes sobre o processo de execução da obra. A educadora registrou a entrevista em vídeo e a apresentou à turma na aula seguinte, ampliando ainda mais a compreensão dos estudantes sobre o tema trabalhado.

Com entusiasmo e dedicação, os alunos concluíram a construção da estrada e do condomínio e deram o nome de “Condomínio Turma 52″. A atividade foi encerrada com relatos sobre a experiência. A estudante Lilith compartilhou: “Acho muito legal porque enquanto a gente tá brincando, ao mesmo tempo está trabalhando em equipe, somando, fazendo muitas coisas. Estamos expandindo o nosso conhecimento”.

Morgana conta que aprendeu sobre a natureza, sobre os sólidos geométricos, sobre vários outros assuntos, já Pedro Almeida falou sobre a união da turma, “fui aprendendo com os meus colegas, cada um ia me ensinado um pouco e eu também ia ensinando para eles o que eu entendi. E por fim, nós conseguimos fazer essa maquete. Eu amei”.

Os estudantes mostraram não só o que aprenderam, mas também como se envolveram em cada etapa do projeto. Segundo a articuladora do tempo integral, Cristiane Ramos Abud, “a experiência proporcionou uma aprendizagem significativa, juntando teoria e prática de um jeito criativo e bem colaborativo”.

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