FLORIANÓPOLIS ADOTA SISTEMA INTELIGENTE PARA MONITORAR RUAS E AGILIZAR SERVIÇOS PÚBLICOS

Tecnologia a serviço da cidade.

A Prefeitura de Florianópolis colocou em operação, nesta semana, um sistema inovador de monitoramento urbano para detectar e corrigir problemas em vias públicas. O serviço, fornecido pela startup brasileira Mapzer, utiliza inteligência artificial para acelerar a tomada de decisões e melhorar a eficiência da administração municipal.

Segundo o secretário em exercício de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Nycholas Gonçalves do Nascimento, serão realizados quatro levantamentos por ano, a cada três meses. “Os dados permitem reduzir custos operacionais com fiscalização e melhorar a qualidade dos serviços municipais”, destaca.

Como funciona o monitoramento

O sistema utiliza veículos equipados com visão avançada, IA e conectividade para mapear as ruas e identificar mais de 30 tipos de irregularidades. Entre os problemas detectados estão:

buracos nas vias;

descarte irregular de resíduos;

vegetação alta;

calçadas quebradas;

sinalização deficiente.

“Os veículos processam os dados em tempo real e armazenam as informações em nuvem, o que garante acesso rápido para análise. Já treinamos as equipes que vão operar o sistema e o veículo da Mapzer já está circulando pela cidade”, explica o engenheiro Ivan Luiz Ceola Schneider, responsável técnico pelo contrato.

Treinamento e integração

O treinamento multidisciplinar das equipes começou na segunda-feira (8), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Além da infraestrutura viária, o monitoramento também contemplará:

iluminação pública (lâmpadas acesas de dia);

terrenos baldios;

animais soltos;

materiais de construção sobre passeios;

pichações e publicidade irregular.

Cidade mais inteligente

A tecnologia permite ampliar constantemente a base de dados com aprendizado de máquina, abrindo caminho para novos tipos de fiscalização. O contrato prevê até dois levantamentos por mês — embora, em Florianópolis, o modelo inicial contemple quatro inspeções anuais.

“Nosso objetivo é transformar os dados em soluções rápidas e efetivas, reduzindo custos e aumentando a eficiência da gestão pública”, afirma Schneider.

Próximos passos

Neste primeiro momento, o sistema atenderá as áreas de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, segurança e bem-estar animal. No futuro, outras secretarias também poderão utilizar a ferramenta.

 

 

 

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