FLORIANÓPOLIS: ACOLHIDOS PELA PREFEITURA INICIAM CURSO DE GARÇOM PARA AMPLIAR CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO

Capacitação com foco na autonomia. (Foto:ND Mais/ arquivo)

Dez acolhidos da Passarela da Cidadania iniciam nesta segunda-feira um curso de capacitação para garçons. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, oferecendo aulas teóricas e práticas sobre atendimento, postura e etiqueta profissional.

Com carga horária de 48 horas, divididas em oito encontros, o curso será realizado em parceria com o empresário Renato Pereira da Silva, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

“Nosso foco é sempre oferecer capacitações alinhadas às demandas do mercado, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Com a proximidade da temporada de verão, quando cresce a procura por profissionais em bares e restaurantes, este curso surge como uma oportunidade para que os participantes conquistem autonomia e geração de renda”, destaca a secretária de Assistência Social de Florianópolis, Luciane dos Passos.

A abertura oficial do curso será às 14h, seguida da aula inaugural às 14h30, na própria Passarela da Cidadania.

Inclusão e novas oportunidades

A capacitação integra um conjunto de ações voltadas à inclusão produtiva e retomada da autonomia dos acolhidos. Somente no último mês, 31 pessoas atendidas pela Passarela conquistaram vagas de emprego, reforçando os resultados do programa.

Além disso, 13 acolhidos participaram do processo seletivo da Comcap após estudarem em parceria com o EJA Pop. Destas, quatro foram aprovadas na prova escrita e seguem agora para a etapa de avaliação física, ampliando as perspectivas de inserção no mercado formal.

Espaço de acolhimento e formação

A Passarela da Cidadania atende, em média, 400 pessoas por dia, oferecendo acolhimento, quatro refeições diárias, higiene pessoal e lavanderia. O espaço também garante acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a oficinas de qualificação profissional em diversas áreas.

Entre os cursos já ofertados estão Banho e Tosa, Marcenaria, Costura, Barbearia, Serviços Gerais e Jardinagem.
Somente neste ano, 30 pessoas concluíram formações profissionalizantes em Estética Animal, Auxiliar de Marcenaria e Auxiliar de Serviços Gerais — reforçando o compromisso do programa com a formação e a independência financeira dos participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome