A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) demonstrou preocupação com a redução de recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Em documento enviado nesta quinta-feira ao Ministro dos Transportes Renan Filho, a entidade destaca que os R$ 506,7 milhões alocados para o estado são insuficientes para a conclusão de obras em andamento e para a manutenção preventiva.
Impacto nas principais BRs
Segundo a entidade, os cortes podem comprometer a execução e os prazos de obras em rodovias estratégicas para a economia catarinense, como as BRs 470, 280, 163, 285 e 282.
“O estado depende dessas estradas para garantir competitividade, geração de renda, arrecadação de tributos e manutenção de empregos”, afirmou o presidente da FIESC, Gilberto Seleme.
Comparativo de investimentos
O levantamento da FIESC aponta que o valor previsto representa uma redução de 50% em relação ao orçamento recorde de 2023, quando foram aplicados R$ 1,04 bilhão. A queda também é significativa na comparação com 2024 (R$ 780,8 milhões) e 2025 (R$ 651,9 milhões).
Mobilização política
Diante do cenário, a FIESC está mobilizando os parlamentares catarinenses para que apresentem emendas ao orçamento e garantam a continuidade das obras já iniciadas, muitas delas com prazos de entrega atrasados. “Precisamos sensibilizar todos os envolvidos sobre a necessidade de ampliar os recursos e assegurar uma gestão eficiente”, reforçou Seleme.
Manutenção comprometida
No orçamento de 2026, estão previstos R$ 327,2 milhões para manutenção, conservação e recuperação de estradas federais. No entanto, a inclusão da obra de contenção da BR-285 nesse montante preocupa a entidade, que sugere um aporte adicional de R$ 51 milhões especificamente para essa intervenção.
Confira abaixo o impacto estimado pela FIESC em cada rodovia:
BR-470/SC
Valor necessário: R$ 200 milhões
Valor previsto para 2026: 50 milhões (25% do montante necessário)
Obras afetadas: duplicação entre Navegantes e Indaial e a licitação da construção do viaduto no km 138 em Rio do Sul
Prazo original:entre 2017 e 2018
Impacto esperado: neste ritmo, é provável que a duplicação não alcance a eficiência e a segurança adequadas, tornando-se cada vez mais difícil prever a sua conclusão.
BR-280/SC
Valor necessário: R$ 209 milhões
Valor previsto: R$ 80 milhões
Obras afetadas:
a) Retomada do Lote 1 – BR 101 a São Francisco do Sul – R$ 60 milhões
b) Conclusão do Lote 2.1 – Entroncamento BR-101 – Guaramirim – R$ 29 milhões
c) Andamento do Lote 2.2 – Guaramirim – Jaraguá do Sul- R$ 120 milhões.
Prazo original: 2017
Impacto esperado: postergação ainda maior do prazo contratual para a conclusão das obras
BR 163/SC
Valor necessário: R$ 30 milhões
Valor previsto: R$ 20 milhões
Obras afetadas: adequação de capacidade
Impacto esperado: andamento da obra de adequação de capacidade
* Além disso, é fundamental assegurar a continuidade da implantação do pavimento rígido no trecho entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba, estimado em R$ 120 milhões.
BR-285/SC
Valor necessário: R$ 51 milhões (aporte adicional, a ser acrescentado ao valor previsto para manutenção)
Obras afetadas: obras de contenção da rodovia
Prazo original: 31 de dezembro de 2025
Impacto esperado: considerando que até agosto de 2025 foram executados apenas 20% do previsto, a expectativa é de atraso.
BR-282/SC
Valor previsto: R$ 20 milhões
Prazo original: março 2026
Obras afetadas: execução de obras de terceiras faixas, trecho Palhoça – Alfredo Wagner. * É importante dirigir especial atenção para contemplar um valor adequado para a ampliação de capacidade (terceiras-faixas), que é emergencial.