
As cidades de São José, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Palhoça sediaram, entre 18 e 28 de agosto, as etapas seletivas do 1º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) em Santa Catarina. O evento é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC) e pelo Detran/SC, tendo o teatro como ferramenta de educação e conscientização no trânsito para crianças e adolescentes.
Festival mobiliza escolas e promove inclusão
No total, 30 peças teatrais foram apresentadas por estudantes de 27 escolas de 12 municípios da Grande Florianópolis. A competição envolveu escolas municipais, estaduais, particulares e de educação especial, nas categorias Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Especial.
Além das peças finalistas, o festival premiou também destaques individuais em categorias como ator/atriz, roteiro, arte visual e sonoplastia, valorizando o talento e a criatividade dos jovens.
Grande final será em Florianópolis
As peças classificadas seguem agora para a grande final, que acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 24 de setembro, integrando a programação da Semana Nacional do Trânsito.
A partir de 2026, o Fetran será ampliado para todo o estado de Santa Catarina, consolidando-se como uma das principais ações de educação para o trânsito do país.
O que é o Fetran?
Criado em 2004 pela PRF do Mato Grosso, o Festival Estudantil Temático de Trânsito busca sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da segurança nas ruas e estradas.
Através do teatro, os estudantes refletem, de maneira lúdica e crítica, sobre o impacto de suas atitudes como motoristas, passageiros e pedestres, ajudando a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis.
Santa Catarina como referência no Sul
Santa Catarina é o primeiro estado da região Sul a realizar o Fetran. O projeto conta ainda com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Undime-SC, Feapaes-SC e Sinepe-SC, além da colaboração das fundações de cultura e Detrans do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, que já realizam o festival há mais de 15 anos.